Há alguns dias, a Nasa tinha anunciado que na manhã de hoje, 14/05, iria mostrar ao mundo uma descoberta que a mais de 50 anos ela estava procurando. Especulações foram muitas, desde ovnis, seres de outros planetas, algum asteróide que estivesse vindo ao nosso encontro, e teve até alguns que diziam que era o tal padre voador ou a ilha de Lost numa outra dimensão.
Mas na verdade o que a Nasa realmente anunciou nessa manhã(horário de Brasília), era a descoberta da mais jovem supernova na nossa galáxia,Via Láctea! Olhando para a foto parece ser um bebê em seu ninho ou até mesmo um novo logotipo para o Navegador Firefox. A foto dessa grande descoberta está abaixo:
Crianças, vocês sabem o que é uma Supernova? Não, não é o nome de uma música do Oasis. Na verdade, é um dos estágios que o nosso querido Sol ira passar num futuro (cerca de 4,5 bilhões de anos.). Quando uma estela como o Sol estiver para morrer, ele se espandirá como se fosse uma bexiga e depois ao voltar se transformará num objeto quente e muito denso chamada de anã branca. A gravidade gerada sera tão imensa e jatos de gases serão expelidos violentamente no espaço com uma velocidade que será uma fração da velocidade da Luz.
Esse fenômeno dura um tempo muito grande, que só podemos predizer quando aconteceu ou vai acontecer, mas agora, só para se ter uma idéia, um fenomeno desse tipo só tinha sido observado a 400 anos atrás. Restavam aos astrônomos, observarem esses objetos em outras galáxias. Mas isso agora mudou, finalmente os astronomos conseguram ncontrar uma supernova bem jovem em nossa galáxia, seu nome oficial é G1.9+0.3 e se localiza no centro da nossa galaxia, a 28 mil anos luz daqui, e se tomarmos como referencia o nosso planeta, ela tem cerca de 140 anos de idade!!!! Ou seja, remonta na epoca da guerra Civil Americana.
Fonte desse artigo: Bad Astronomy
Se quiserem saber mais sobre os termos supernova, anã branca entre outros, sugiro leiam e pesquisem nesse glossário do IAGUSP.
Gostam de Astronomia? Visitem o site do astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão.