fonte: Android Police |
fonte: Android Police |
fonte: Android Police |
Anteriormente, o AP também descobriu uma seção do site de ajuda de suporte do Google, que foi publicada ao vivo de forma prematura e detalhou como o novo recurso de proteção contra spam funciona de uma perspectiva de privacidade. A versão curta é que, quando a configuração é ativada, algumas informações sobre as mensagens que você recebe (como números de telefone de entrada) são enviadas ao Google, embora não disponham de conteúdo de identificação, como seu número de telefone ou a própria mensagem. As maquinações internas não são descritas, mas presumivelmente, ele analisa esses dados estatisticamente para determinar pontos em comum entre mensagens de spam para detectá-los. Se você enviar um relatório de spam manualmente, ele ainda enviará a mensagem completa para o Google, incluindo os números de telefone do remetente e do destinatário, além do conteúdo da mensagem.
Se você estiver seriamente preocupado com as implicações de privacidade de ter o Google acessando essas informações, convém ignorar esse recurso (ou usar outro aplicativo de mensagens para começar).
Resta saber até que ponto a solução do Google pode ser eficaz contra táticas como spoofing de números, mas pelo menos, esse novo recurso contra o spam é bem vindo.
Para quem acha estranho a Google estar investido num aplicativo pra mensagens de texto, saiba que esse recurso ainda é muito ativo nos EUA, principalmente. Só aqui no Brasil, o SMS parece ter "morrido" para dar lugar ao WhatsApp ou qualquer outro aplicativo do gênero. Culpe as operadoras...
fonte: Android Police