fonte: The Next Web Crédito: Alexas_Fotos / Pixabay |
Em um artigo publicado no revista Nature's Biomedical Engineering (PDF), a filial de saúde da gigante de Mountain View, Verily, detalhou um método para prever riscos de doenças cardíacas que usa o escaneamento da parede traseira interna do seu olho.
Quando fotografado com o auxílio de um microscópio e câmera, essa parte do seu olho, conhecida como fundus, pode dar aos médicos uma idéia sobre a idade do paciente, a pressão arterial, os níveis de colesterol e se eles fumam ou não, e por extensão, seja eles são susceptíveis de sofrer uma doença cardíaca.
Treinando com dados de cerca de 300 mil pacientes, o sistema de aprendizado de máquina da Verily conseguiu examinar as imagens da retina de dois candidatos: um que sofreu um evento cardiovascular nos cinco anos seguintes e quem não sofreu. E o sistema conseguiu identificá-los corretamente 70% do tempo. Isso é comparável aos métodos que estão atualmente em uso e requerem exames de sangue.
Os pesquisadores reconhecem que ainda há algumas limitações a superar antes que esteja pronto para o horário nobre. No entanto, os resultados são promissores, e o trabalho de Verily certamente pode acelerar os testes de doenças cardiovasculares e torná-los mais acessíveis.
via The Next Web via The Verge