fonte: The Next Web |
A descoberta veio sob a forma de uma atualização do documento do Guia de Segurança do iOS(em pdf) lançado pela Apple, conforme observado pela CNBC. Nas edições anteriores, afirmou que o conteúdo do iCloud foi armazenado no Amazon Web Services e na nuvem Azure da Microsoft, mas o último ponto da versão menciona o Amazon S3 e o Google Cloud.
Na verdade, não deveria ser uma surpresa: gerenciar tais coleções maciças de dados não é uma façanha e é perfeitamente compreensível que a Apple opte por trabalhar com fornecedores terceirizados em vez de aquecer seus próprios servidores.
E para esse fim, a Apple está presente em dois dos melhores vendedores do negócio. A AWS ganhou US $ 5,1 bilhões no quarto trimestre de 2017, enquanto as operações na nuvem do Google aumentaram em mais de um bilhão de dólares para a empresa durante o mesmo período. O interessante é que a Google é um jogador menor neste campo em relação a Microsoft, mas a Apple a preferiu em seu serviço iCloud.
O outro desenvolvimento iCloud que vale a pena notar é que a Apple planeja armazenar chaves de criptografia para o seu serviço de dados para usuários na China dentro desse país. O problema com isso é que o governo chinês poderia coagir a empresa estatal que detinha as chaves para entregá-las para investigação e talvez até mesmo esforços de vigilância de rotina. Agora se isso pode afetar as vendas dos produtos da empresa no país, já que seus dados agora são mais suscetíveis à supervisão pelas autoridades governamentais, só o tempo dirá..
fonte: The Next Web