domingo, 17 de dezembro de 2017

Apple, Face ID e me engana que eu gosto!

O novo recurso de reconhecimento facial da Apple no iPhone X, o Face ID, é uma tecnologia maravilhosa e a empresa garante que é seguro... Só que não!

Ele pode ser enganado e até mesmo hackeado...

Joy of Tech - User adoption syndrome
Mês passado, uma criança de 10 anos conseguiu enganar o FaceID e desbloqueou o iPhone X da própria mãe. A Apple tinha afirmado que a chance de uma outra pessoa desbloquear o Face ID era de um em um milhão... Só que ela não contava com s características genéticas dos membros da família. As feições podem ser semelhantes e consegue enganar o FaceID.


O site Mashable fez um teste com dois gêmeos idênticos, e o gêmeo que não cadastrou seu rosto no aparelho conseguiu desbloqueá-lo. Nesse caso até feaz sentido, mas entre mãe e filho... Se bem que os filhos geralmente trazem certas características de seus pais.

fonte: Wired

Em outro caso, dois hackers vietnamitas afirmaram que burlaram o FaceID usando máscaras feitas em impressora 3D. O processo pode ser visto no vídeo abaixo, onde os hackers usaram uma máscara feita de um rosto impresso em 3D, construído em pó de pedra, com os olhos impressos 2D colados nela:


Eles explicaram o processo: "Por exemplo, ao estar no meio do estande, tira-se fotos suas em diferentes ângulos em apenas dois segundos. E depois tiramos uma imagem infravermelha do seu rosto. A seguir, vamos fazer o objeto 3D do seu rosto das fotos... Então, com o objeto 3D, usamos uma impressora 3D, usando o pó de pedra como material, para imprimir a máscara gêmea do seu rosto. Será o original mascara pela impressora, e nenhuma modificação é necessária. Em seguida, usando a imagem infravermelha do seu rosto, cortamos as partes do olho da imagem. Sabemos como cortar as partes do olho para que ele possa enganar Face ID, mas não pode revelar ... E depois, colamos as partes do olho para a máscara do gêmeo em 3D do seu rosto. Então, está feito. Nenhuma outra modificação é necessária."

fonte: Forbes

Joy of Tech - A new expression!

Uma invasão desse tipo pode acontecer caso alguém obtenha o escaneamento do rosto da pessoa-alvo e tiver a tecnologia de produzir máscaras do tipo usada no vídeo acima.

Ou seja, não há um sistema que seja 100% seguro, sempre haverá falhas que alguém poderá explorar. Por mais que a tecnologia seja avançada, os métodos de invasão também aumentam na mesma proporção.

No primeiro caso, um porta voz da Apple recomenda o uso de uma senha para o desbloqueio, já no segundo...

Pra relaxar...

Aqui no Brasil, por conta do preço exorbitante do dispositivo (quase 8000 reais), a piada é que o FaceID é um sistema facial perfeito para reconhecimento de otários. E é a mais pura verdade. Com um preço desse, dá pra comprar um smartphone de outra marca, um notebook novo, um tablet e uma SmarTV, e ainda sobra grana...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google