segunda-feira, 24 de março de 2008

Porque somos assim?

Porque será que não gostamos de respeitar as leis e as regras? Porque será que nós arriscamos nossas vidas com coisas tão bestas que poderiam ser evitadas se seguíssemos o caminho correto? Nós brasileiros, com certeza somos assim, levar vantagem é sempre nosso lema, mas isso não é exclusividade nossa. Qualquer ser humano, de diferentes culturas ou etnias, também podem ser assim. Talvez o que diferencie o brasileiro de algum outro com certeza é a educação e a sua formação, mas nem vou entrar nessa ladainha, porque se torna chato dizer sempre as mesmas coisas, ou seja bater sempre na mesma tecla, mas...

Desde que me conheço por gente, descobri que nós brasileiros só respeitamos algo quando a conseqüência de nossos atos fazem doer no bolso. Dialogar, mostrar o certo e o errado, conscientizar mesmo são apenas palavras jogadas ao léu, entram por um ouvido e saem pelo outro. Fazer cumprir algo tem que ter junto uma punição, e a melhor punição é atacar o bolso.
  • O uso do cinto de segurança só é feito porque existe uma multa em dinheiro e pontos na carteira, ninguém o usa por consciência, é porque tem que ser obrigado... é uma pena!
  • Os bancos cinzas do metrô e os assentos amarelos do ônibus são de exclusividades de idosos e grávidas, mas o que e vê é que as pessoas usam e nem se importam com nada.
  • Não adianta proibir celular em sala de aula, que punição esse aluno vai ter? É duro vê-los rindo e tirando sarro da sua cara pois eles sabem que nada vai acontecer.
  • O próprio governo não cumpre o que está na lei sobre garantir condições de mobilidade para deficientes físicos nas suas próprias repartições.
Esses exemplos acima mostram situações que existem em nosso país, e muito mais eu podia ter escrito, mas não quero me alongar.
Como podemos construir uma sociedade mais justa se nem as pequenas coisas respeitamos? Como mostrar o certo e o errado para uma criança se os próprios pais transgridem as leis, ou seja faça o que eu digo mas não faça o que eu faço? Como escolher bem nossos representantes no governo se a maioria daqueles que se elegem ou já tem seus próprios interesses ou estão de rabo preso com alguém?

Ou será que eu estou sendo exigente demais? Será que eu deveria relaxar e gozar como uma vez disse uma ministra que um dia confiei meu voto para governar essa cidade?

É a segunda-feira que começou quente...

Continuem visitando Seawolf City, mas se quiserem vê-la prosperar, crie indústrias! Ou então, melhore os meios de Transportes!

Lembrem-se: EU E OS GATOS TEMOS ALGO EM COMUM... SOMOS GATOS!

6 comentários:

  1. Bom dia Cidao!

    desculpe a mensagem colada, mas é por uma boa cauda.

    Viemos aqui para te convidar para uma blogagem coletiva com o titulo:

    O que voce pode fazer para acabar com o analfabetismo no Brasil?

    Que acontecerá no próximo dia 18 de abril, dia Nacional do livro.

    O post convocatoria você pode ler no blog da Georgia (
    http://saia-justa-georgia.blogspot.com/) e no blog da Meiroca ( www.meiroca.com).
    Caso voce tenha algo a dizer a respeito, deixe um comentário no blog

    Georgia saia-justa-georgia.blogspot.com ou da Meiroca www.meiroca.com, para que possamos te incluir.
    Participe e divulgue em seu blog.

    Meire e Georgia

    ResponderExcluir
  2. Cidao desculpa era eu a Meiroca no comentario anterior.

    ResponderExcluir
  3. Queria que todos pensássemos em ter muito RESPEITO.
    RESPEITO pela a gente
    RESPEITO pelo outro
    RESPEITO pelo conhecido e pelo desconhecido
    RESPEITO por nossas escolhas e não escolhas
    RESPEITO É A PALAVRA ONDE TUDO COMEÇA!
    PLANTEMOS RESPEITO EM NOSSAS VIDAS!

    (Canção da Renata Arruda, que diz tudo!)

    ResponderExcluir
  4. Acho que tudo isso deriva da cultura implantada no país, onde a impunidade é a tônica, começando por quem está acima na pirâmide social.
    E tem a ver, também, com educação, que é a base para a formação da pessoa.

    ResponderExcluir
  5. Falta instrução, esclarecimento entre o certo e o errado. Para uma criança até os 3 anos você diz não ou diz sim. Conforme ela amadurece, você passa a soltar informações até o dia em que esse ser não é mais criança e está apto a colocar em prática o que aprendeu. Se não coloca, é porque é um desajustado, infeliz, um besta mal educado, mal orientado! No caso dos governantes, bem, será que eles tiveram mães?

    ResponderExcluir
  6. Meire: Vou participar sim.

    Du: RESPEITO, uma palavra que ninguém se lembra. Alguns nem sabem o que significa!

    Lino: Você tem razão, educação vem de base, e a família hoje está muito desestruturada.

    Luma: É duro, Luminha... fique durante 10 minutos dentro de uma sala de aula, e você entenderá muito de minha revolta.

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google