sábado, 22 de março de 2008

Blogagem coletiva: Dia Mundial da Água

Apesar do nosso planeta se chamar Terra, ela é coberta com aproximadamente 2/3 de água, sendo que para beber, desse total só se aproveita menos de 0.01%, portanto ela é um bem precioso que deve ser sempre usada com moderação e com muita responsabilidade.


A água é um recurso essencial para a existência da vida no nosso planeta, e quando digo vida, quero dizer de todas as formas, só para se ter uma idéia, o corpo humano é constituído por 75% desse liquido.


O desperdício exacerbado da água, por parte dos seres humanos aumenta a cada dia, e num futuro bem próximo, poderá faltar água para uma grande quantidade de pessoas, e além disso, o nosso meio ambiente também sofrerá mudanças.


Portanto economizar e racionar o uso da água se faz necessário por todos.


Nessa esteira, vem o problema do saneamento básico nas grandes cidades, onde o crescimento da população começa a ser visto em regiões que possuem sérias ou severas restrições ambientais, e com isso cresce a contaminação dos rios, córregos e represas e a ocupação desordenada das regiões de mananciais. A falta de emprego, a fome, a pobreza da população em geral causada por uma política corrupta e assistencialista levam as pessoas cada vez mais a invadir e morar nessas áreas, causando tal desastre ambiental. Uma verdadeira falta de responsabilidade e de planejamento por parte de nossos governantes e também de nós mesmos.


Quais os caminhos a serem seguidos? Bem, o principal é a educação, alias ela é essencial em todas as questões que envolve a sociedade. Além disso, uma legislação que atenda esses objetivos e que se faça que ela seja cumprida. E também o desenvolvimento da Ciência e da tecnologia, com apoios a pesquisas e projetos nessa área. E muito mais pode ser feito, basta ter vontade política.


Conscientizar é a palavra chave, e todos nós temos que fazer a nossa parte.


Esse post faz parte da Blogagem Coletiva: Dia Mundial da Água, criada pelo Faça a sua Parte, promovida pelo Luz de Luma, com o apoio do Amigos da Blogosfera.


Os 10 Mandamentos para Preservar a Água


1. Denuncie desmatamentos próximos a nascentes, rios, lagos ou córregos, isto é proibido, as matas ciliares protegem as margens evitando assim o assoreamento dos corpos d'água e consequentemente problemas com erosões e enchentes.


2. Se no seu município o esgoto é jogado sem tratamento nos rios, procure a Prefeitura ou a concessionária que presta este serviço e exija providências, pois a água contaminada pode ser um grande vetor de doenças. Segundo a UNICEF, aproximadamente 10 milhões de pessoas morrem anualmente no mundo por doenças transmitidas pela água.


3. Verifique se o lixo doméstico produzido no se município é disposto em local apropriado, exija do poder público municipal a erradicação de lixões clandestinos. O lixo além de ser um vetor de doenças e pragas, pode contaminar o solo, os rios e as águas subterrâneas. Vale lembrar que lixos como plástico e vidro levam em média 350 anos para desaparecer.


4. Denuncie a aplicação de defensivos agrícolas proibidos, pois com as chuvas, estes pesticidas são levados até os rios e lagos, contaminando assim as águas, as aves, peixes, crustáceos e moluscos. Os pesticidas organoclorados como o Aldrin, DDT e Dieldrin, são os mais perigosos, segundo a Agência Ambiental dos USA, os mesmos podem causar câncer.


5. Não pratique atividade de pesca predatória, e denuncie quem o faz. Respeite a época de defeso e o tamanho de captura de cada espécie, desta forma você estará contribuindo para conservação da biodiversidade de nossos rios e mares.


6. Contemple as belezas naturais como as cachoeiras, rios, praias, ilhas e manguezais com respeito e consciência, não danifique a paisagem visitada, deixe no local apenas pegadas, e leve de recordação apenas fotos.


7. Quando necessitar usar alguns recurso natural, faça-o com racionalidade, pense nas gerações futuras, pois a TERRA não foi doada pelos nossos pais, ele apenas foi emprestada pelos nossos filhos.


8. Lembre-se sempre, que a água é a fonte de toda a vida no Planeta, é ela que nos une e nos alimenta, portanto qualquer alteração na sua essência, nos afetará diretamente.


9. Mobilize sempre que possível sua comunidade, participe, ajude a fiscalizar e promover ações e projetos na defesa do meio ambiente, dos recursos hídricos e da melhoria da qualidade de vida de sua cidade e da região.


10. O Comitê de Bacia Hidrográfica, é o principal fórum de discussão dos programas e ações que visam promover a integração entre os usuários das águas e a manutenção e recuperação dos recursos hídricos. Sua participação e a participação de sua comunidade na discussão dos temas relacionados à Bacia, são fundamentais, pois só com o engajamento da sociedade é que conseguiremos buscar alternativas para uma gestão equilibrada dos recursos naturais da região, alcançando assim o seu desenvolvimento sustentável.

Obs.: Esses 10 mandamentos foram retirados do site Observando o Ribeira!


Continuem visitando Seawolf City, mas se quiserem vê-la prosperar, crie indústrias! Ou então, melhore os meios de Transportes!

Lembrem-se: EU E OS GATOS TEMOS ALGO EM COMUM... SOMOS GATOS!

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google