sábado, 22 de março de 2008

Blogagem coletiva: Dia Mundial da Água

Apesar do nosso planeta se chamar Terra, ela é coberta com aproximadamente 2/3 de água, sendo que para beber, desse total só se aproveita menos de 0.01%, portanto ela é um bem precioso que deve ser sempre usada com moderação e com muita responsabilidade.


A água é um recurso essencial para a existência da vida no nosso planeta, e quando digo vida, quero dizer de todas as formas, só para se ter uma idéia, o corpo humano é constituído por 75% desse liquido.


O desperdício exacerbado da água, por parte dos seres humanos aumenta a cada dia, e num futuro bem próximo, poderá faltar água para uma grande quantidade de pessoas, e além disso, o nosso meio ambiente também sofrerá mudanças.


Portanto economizar e racionar o uso da água se faz necessário por todos.


Nessa esteira, vem o problema do saneamento básico nas grandes cidades, onde o crescimento da população começa a ser visto em regiões que possuem sérias ou severas restrições ambientais, e com isso cresce a contaminação dos rios, córregos e represas e a ocupação desordenada das regiões de mananciais. A falta de emprego, a fome, a pobreza da população em geral causada por uma política corrupta e assistencialista levam as pessoas cada vez mais a invadir e morar nessas áreas, causando tal desastre ambiental. Uma verdadeira falta de responsabilidade e de planejamento por parte de nossos governantes e também de nós mesmos.


Quais os caminhos a serem seguidos? Bem, o principal é a educação, alias ela é essencial em todas as questões que envolve a sociedade. Além disso, uma legislação que atenda esses objetivos e que se faça que ela seja cumprida. E também o desenvolvimento da Ciência e da tecnologia, com apoios a pesquisas e projetos nessa área. E muito mais pode ser feito, basta ter vontade política.


Conscientizar é a palavra chave, e todos nós temos que fazer a nossa parte.


Esse post faz parte da Blogagem Coletiva: Dia Mundial da Água, criada pelo Faça a sua Parte, promovida pelo Luz de Luma, com o apoio do Amigos da Blogosfera.


Os 10 Mandamentos para Preservar a Água


1. Denuncie desmatamentos próximos a nascentes, rios, lagos ou córregos, isto é proibido, as matas ciliares protegem as margens evitando assim o assoreamento dos corpos d'água e consequentemente problemas com erosões e enchentes.


2. Se no seu município o esgoto é jogado sem tratamento nos rios, procure a Prefeitura ou a concessionária que presta este serviço e exija providências, pois a água contaminada pode ser um grande vetor de doenças. Segundo a UNICEF, aproximadamente 10 milhões de pessoas morrem anualmente no mundo por doenças transmitidas pela água.


3. Verifique se o lixo doméstico produzido no se município é disposto em local apropriado, exija do poder público municipal a erradicação de lixões clandestinos. O lixo além de ser um vetor de doenças e pragas, pode contaminar o solo, os rios e as águas subterrâneas. Vale lembrar que lixos como plástico e vidro levam em média 350 anos para desaparecer.


4. Denuncie a aplicação de defensivos agrícolas proibidos, pois com as chuvas, estes pesticidas são levados até os rios e lagos, contaminando assim as águas, as aves, peixes, crustáceos e moluscos. Os pesticidas organoclorados como o Aldrin, DDT e Dieldrin, são os mais perigosos, segundo a Agência Ambiental dos USA, os mesmos podem causar câncer.


5. Não pratique atividade de pesca predatória, e denuncie quem o faz. Respeite a época de defeso e o tamanho de captura de cada espécie, desta forma você estará contribuindo para conservação da biodiversidade de nossos rios e mares.


6. Contemple as belezas naturais como as cachoeiras, rios, praias, ilhas e manguezais com respeito e consciência, não danifique a paisagem visitada, deixe no local apenas pegadas, e leve de recordação apenas fotos.


7. Quando necessitar usar alguns recurso natural, faça-o com racionalidade, pense nas gerações futuras, pois a TERRA não foi doada pelos nossos pais, ele apenas foi emprestada pelos nossos filhos.


8. Lembre-se sempre, que a água é a fonte de toda a vida no Planeta, é ela que nos une e nos alimenta, portanto qualquer alteração na sua essência, nos afetará diretamente.


9. Mobilize sempre que possível sua comunidade, participe, ajude a fiscalizar e promover ações e projetos na defesa do meio ambiente, dos recursos hídricos e da melhoria da qualidade de vida de sua cidade e da região.


10. O Comitê de Bacia Hidrográfica, é o principal fórum de discussão dos programas e ações que visam promover a integração entre os usuários das águas e a manutenção e recuperação dos recursos hídricos. Sua participação e a participação de sua comunidade na discussão dos temas relacionados à Bacia, são fundamentais, pois só com o engajamento da sociedade é que conseguiremos buscar alternativas para uma gestão equilibrada dos recursos naturais da região, alcançando assim o seu desenvolvimento sustentável.

Obs.: Esses 10 mandamentos foram retirados do site Observando o Ribeira!


Continuem visitando Seawolf City, mas se quiserem vê-la prosperar, crie indústrias! Ou então, melhore os meios de Transportes!

Lembrem-se: EU E OS GATOS TEMOS ALGO EM COMUM... SOMOS GATOS!

7 comentários:

  1. Ficou excelente Cidão (como sempre!)principalmente com o adendo dos 10 mandamentos!

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Cidão,
    Muito boa suas dicas de preservação.
    Qto mais informações a população tiver acesso, melhor.
    Tb já fiz minha contribuição no dia de hj.
    Big Beijos e Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom os 10 mandamentos!
    Abraço!
    obrigado pela participação!

    ResponderExcluir
  4. Não tinha conhecimento destes mandamentos. Sabe que aqui na minha cidade a prefeitura adota cartilhas que são distribuídas entre os hotéis, pousadas ou qualquer lugar onde abrigam os turistas. No alto verão a escassez de água é tanto que os mananciais começam a exalar um cheiro ruim, o próprio cheiro do diabo, uma coisa cheirando a ferrugem que juntando com a água salobra exala pelos ralos.
    Uma coisa compensa a outra e os turistas para evitarem esse mal cheiro economizam água. A natureza força a barra, ela grita, ela age silenciosamente. Esse é o perigo!!
    Bom domingo de páscoa!!

    ResponderExcluir
  5. Pois é a água é um direito humano e muitas pessoas estão com este direito violado. Temos que cuidar do nosso bem precioso. Gostei dos mandamentos, aliás do teu post inteiro.

    ResponderExcluir
  6. Muito oportuno colocar aqui os 10 mandamentos...
    Estou na blogagem.
    Beijo e parabens pelo post

    ResponderExcluir
  7. Du, obrigado!!!

    Lulu, Carlos, Roseane e Beths: Obrigado pela visita, voltem sempre!!!!

    Luma, esse problema aqui em Sampa acontece aos montes. Beijos!!!

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google