sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Einsten: Físico, Matemático, Filósofo... GÊNIO!

Einstein: Físico, Matemático, Filósofo... Gênio!!!

Albert Einstein foi um físico brilhante, que revolucionou a Ciência no começo do século 20 e abriu as portas para todo o conhecimento adquirido que veio a seguir depois. Mas aqui vai uma curiosidade, ele nunca foi um aluno brilhante na escola, quando tinha nove anos, seus pais achavam que ele tinha problemas mentais. Ele era chamado de preguiçoso e negligente, um detalhe: não demonstrava qualquer interesse na Matemática. Mas ele era fascinado pelos fenômenos da natureza e adorava experimentos científicos.

Agora aqui vai uma fofoquinha: as más línguas dizem que Einstein teve ajuda de sua esposa e de seu amigo, Poincaré, dois professores de matemática, na elaboração de suas teorias. Mas e daí? Sem a mente brilhante desse gênio, tais números e fórmulas não teriam sentido. É por isso que digo sempre para os meus alunos, para ser um Físico ou qualquer outro cientista, a condição necessária é a de que você seja curioso e ter a mente aberta. A Matemática é só uma ferramenta... (se a Ru ler isso, ela vai me matar!)

Em seu blog, Lino Resende colocou algumas lições de vida, frases inspiradoras do dia a dia, ditas por Einstein. Um verdadeiro decálogo para a vida, que tomo a liberdade de reproduzir aqui (Obrigado pela tradução, Lino. Espanhol nunca foi o meu forte!), mostrando que Einstein também era um filósofo:

  1. “Alguém que nunca cometeu erros nunca procurou fazer nada novo”.
  2. “A educação é o que sobra depois de alguém se esquece do que aprendeu na escola”.
  3. “Sou suficiente artista para desenhar na minha a minha imaginação. Ela é mais importante do que o conhecimento, pois este é limitado. E a imaginação envolve o mundo”.
  4. “O segredo da criatividade é saber esconder suas fontes”
  5. “O valor de um homem é medido pelo que dá, não pelo que recebe. Não converta um homem de êxito em um de valores”.
  6. “Existem duas maneiras de viver: Pode viver como se nada é um milagre ou como se tudo é um milagre”.
  7. “Quando me examino e aos meus métodos de pensar, chegou a conclusão que o dom da fantasia significou para mim mais do que qualquer outro talento para pensar positivo e abstratamente”.
  8. “Para ser um membro imaculado de um rebanho de ovelhas, alguém deve, antes de todas as coisas, primeiro ser uma ovelha”.
  9. “Primeiro, aprenda as regras do jogo. Depois, jogue melhor que todo mundo”
  10. “O mais importante é nunca deixar de fazer perguntas. A curiosidade tem sua própria razão de existir”.

(Fonte: Alt1040)

Interessante não?

Lembrem-se: EU E OS GATOS TEMOS ALGO EM COMUM... SOMOS GATOS!

2 comentários:

  1. Muito interessante, adorei o texto e principalmente essa frase:

    “Quando me examino e aos meus métodos de pensar, chegou a conclusão que o dom da fantasia significou para mim mais do que qualquer outro talento para pensar positivo e abstratamente”.

    Ah, me desculpe não ter vindo antes, é que desde ontem estou com problemas pra acessar a net, mas agora parece que as coisas se resolveram, finalmente!
    E já temos um banner no Paralelo, acabei de colocar lá! (até que enfim!).
    Beijos querido, e que você tenha um ótimo final de semana... Melhora essa carinha aí, viu? Te adoro!

    ResponderExcluir
  2. Ummmmmmmmmm!!!

    A Matemática é só uma ferramenta... (se a Ru ler isso, ela vai me matar!)

    Eu liiiiiiiii!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Beeeeeeeeeeeeijos!!!

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google