quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

A odisséia de um professor todo começo de ano!

Quando começamos nossa carreira no magistério estadual, sofremos inicialmente para conseguir uma certa quantidade de aulas. Nesse momento somos ACT, hoje chamados de OFA, quem sabe no futuro, que outra sigla teremos, FDP, PQP ou qualquer outra coisa do tipo, mas o que quero comentar é o sofrimento que passamos todo começo de ano, debaixo se um sol escaldante ou de uma chuva torrencial, seja na diretoria de ensino ou num escola pólo, aquele monte de professores brigando pelas sobras de aulas(já que os efetivos escolhem primeiro), alguns tem sorte e pegam um bloco grande de aulas numa só escola, outros, pega um pouquinho aqui, um pouquinho ali, uma escola longe da outra, uma correria para não ter acumulo de cargo, mas todos saem felizes, possuem emprego para o ano todo(para os que pegaram aulas livres, é claro).

Aí, vem um concurso, que alegria, que felicidade, é hora de estudar para passar e ser funcionário público e gozar de todas as facilidades e direitos, entre eles ser efetivo, nunca mais enfrentar a odisséia antes descrita, não precisar mais de ficar procurando e escolhendo escolas, seu bloco de aulas sempre o mesmo(20 ou 25, dependendo da sua escolha), salário baixo mas sempre em dia, e outras coisitas. Certo?

Bem, parece que as coisas estão ficando meio que estranhas... Por incrível que pareça, existe algo de podre no reino da Dinamarca.

Professores efetivos não completando aulas em sua sede, outros ficando adidos(sem nenhuma aula), e ainda professores sendo prejudicados na atribuição por conta de colegas, designados para outras funções, que nunca voltarão para a sala e aula, mas que querem tumultuar. Todo o processo antes descrito para os OFA, acabam acontecendo de novo, o que acarreta uma dúvida: Vale a pena ser efetivo? Só por causa da estabilidade? Alguns dizem que como OFA, não ficam presos à uma só escola, podem escolher as aulas que quiserem, mas aí rebato dizendo que salas estão sendo fechadas, a quantidade de novos professores concursados aumentou bastante e por conseqüência, caem as aulas livres, mas aí me dizem que sobram aulas na periferia, mas que por conta da violência, muito preferem as escolas próximas ao centro, e por aí vai.

A única coisa que posso dizer é que estou sendo prejudicado por uma legislação porca, onde já se viu, um efetivo ter que passar de novo tudo que passou quando era OFA? Fiquei quase 5 horas sentado, esperando a minha vez para completar minha jornada de trabalho, encontrar 6 aulas que faltaram, pois minha sede zerou. Um colega levou a pior, ficou totalmente sem aulas e tornou-se adido. Hoje quando sai da atribuição, ele ainda estava na sala esperando pela vez dele, para encontrar um bloco fechado em outra escola. Lamentável é o que posso dizer.

Estou revoltado! Sinto-me um verdadeiro palhaço!


Lembrem-se: EU E OS GATOS TEMOS ALGO EM COMUM... SOMOS GATOS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google