quinta-feira, 4 de julho de 2019

Google imprime réplica em 3D da estátua assíria histórica destruída pelo ISIS em 2015

Pessoas comuns não foram as únicas vítimas do ISIS. O grupo terrorista também travou guerra contra a herança cultural da humanidade, destruindo antigas bibliotecas, monumentos e estátuas. E agora, graças à mágica da tecnologia, elas estão voltando.

fonte: The Next Web

A Google anunciou uma colaboração com a Historic England e os Imperial War Museums, o último dos quais administra uma temporada chamada "Culture Under Attack" ou Cultura sob Ataque, que foca na destruição de monumentos durante a guerra. Como parte disso, a empresa de tecnologia emprestou ao museu uma réplica impressa em 3D do Leão de Mosul, que foi destruída pelo ISIS em 2015 quando saquearam o histórico Museu de Mosul.

O Leão de Mosul pertenceu à antiga cultura assíria e remonta a 860 aC. Era uma vez orgulhosamente a entrada do Templo de Ishtar, na cidade histórica de Nimrud no Iraque. Foi exibido no Museu de Mosul durante 2014, quando o ISIS invadiu a cidade.


Não muito tempo depois, o grupo publicou imagens chocantes que destruíram esculturas e exibições usando brocas, ferramentas elétricas e até mesmo força humana bruta, enquanto fanáticos barbudos em vestes empurravam estátuas de seus plintos. E embora essa réplica impressa em 3D não chegue perto de substituir o original, é bom saber que essa cultura antiga não está perdida para sempre.

O Leão de Mosul estará disponível para visualização no Imperial War Museum em Londres de 5 de Julho de 2019 a 5 de Janeiro de 2020. Se você não estiver na cidade, ainda poderá conferir o site do Google Arts and Culture.

fonte: The Next Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google