fonte: The Next Web |
A Google anunciou uma colaboração com a Historic England e os Imperial War Museums, o último dos quais administra uma temporada chamada "Culture Under Attack" ou Cultura sob Ataque, que foca na destruição de monumentos durante a guerra. Como parte disso, a empresa de tecnologia emprestou ao museu uma réplica impressa em 3D do Leão de Mosul, que foi destruída pelo ISIS em 2015 quando saquearam o histórico Museu de Mosul.
O Leão de Mosul pertenceu à antiga cultura assíria e remonta a 860 aC. Era uma vez orgulhosamente a entrada do Templo de Ishtar, na cidade histórica de Nimrud no Iraque. Foi exibido no Museu de Mosul durante 2014, quando o ISIS invadiu a cidade.
Não muito tempo depois, o grupo publicou imagens chocantes que destruíram esculturas e exibições usando brocas, ferramentas elétricas e até mesmo força humana bruta, enquanto fanáticos barbudos em vestes empurravam estátuas de seus plintos. E embora essa réplica impressa em 3D não chegue perto de substituir o original, é bom saber que essa cultura antiga não está perdida para sempre.
O Leão de Mosul estará disponível para visualização no Imperial War Museum em Londres de 5 de Julho de 2019 a 5 de Janeiro de 2020. Se você não estiver na cidade, ainda poderá conferir o site do Google Arts and Culture.
fonte: The Next Web