quarta-feira, 10 de julho de 2019

Crie ou converta documentos em PDF usando a câmera de seu smartphone

Neste post, aprenda a usar a câmera do seu smartphone Android para preservar documentos importantes com essas ferramentas de conversão grátis de PDF, o Google Drive e o Adobe Scan.

fonte: Android Police

Os documentos em PDF ainda são muito importantes para assinar um determinado contrato ou até mesmo para serem enviados para um aplicativo financeiro, entre outros. E coordenar a conversão do papel do mundo real para um arquivo PDF pode ser desagradável, mas seu smartphone pode realmente lidar com isso sem que precise instalar um aplicativo separado para fazer isso.

Há muitas maneiras de gerar PDFs em um piscar de olhos e, provavelmente, centenas de aplicativos podem fazer essa operação, mas vamos nos concentrar em dois aplicativos específicos e conhecidos para gerar PDFs a partir de documentos do mundo real, o Google Drive e o Adobe Scan.

Como cada um tem suas próprias vantagens, você pode decidir por si mesmo, mas eu recomendo o Drive para fazer um PDF com a câmera do seu telefone e o Adobe Scan para fazer um PDF a partir de imagens já existentes.

Google Drive

Os motivos para usar o Google Drive em suas necessidades de PDF são:

  • É simples e fácil.
  • Você provavelmente não precisa instalar nada, está presente na maioria dos dispositivos.
  • Ele sincroniza os PDFs criados para o Google Drive, um benefício para a produtividade e o armazenamento em nuvem baseados no G Suite.
  • A perspectiva pode ser corrigida automaticamente.

Criar PDFs no Google Drive no Android é simples:


À esquerda: O botão de ação flutuante abre um menu (à direita) que inclui a opção "Digitalizar" para criar PDFs,
fonte: Android Police
Basta abrir o aplicativo, tocar no botão de ação flutuante "+" no canto e, no menu resultante, selecionar "digitalizar".

Alinhe, analise e ajuste as fotos tiradas para PDFs no Google Drive, fonte: Android Police
Alinhe o documento no visor, tentando certificar-se de que todos os quatro cantos estejam visíveis e que a sua visualização seja praticamente plana e tire a foto. (Segurar o documento com as mãos durante a digitalização é possível, mas você precisará ser cuidadoso.) Depois de um pouco de processamento, o Drive oferece a opção de revisar e aceitar ou rejeitar a foto antes de importá-la para o PDF. Toque na marca grande quando achar que a foto é boa o suficiente, e o aplicativo corrigirá alguma distorção e importará o documento em preto e branco (por padrão) para o PDF.

O Drive também pode corrigir automaticamente a perspectiva, para que você não precise se preocupar muito se não conseguir capturar a foto perfeita, ela vai esticar e ajustar as coisas para compensar tudo sozinha, embora alguns conteúdos possam acabar um pouco fora de ordem.


Mais opções são aninhadas em outros menus, fonte: Android Police
A partir desta tela, você pode adicionar mais páginas ao documento atual (ícone "+"), recapturar qualquer página que já tenha sido adicionada (o ícone recarregar/refazer), alterar a correção de corte/distorção (ícone de recorte no canto superior direito canto), alterar as configurações de cor (ícone da paleta no canto superior direito) e exclui, girar ou renomear a digitalização (tudo através do menu de três pontos no superior direito). Outras opções no menu de configurações aninhadas permitem alterar o tamanho do papel, a orientação e a qualidade da imagem, embora os padrões sejam bons para a maioria de nós.

Quando estiver satisfeito com os resultados, basta tocar na marca de seleção no canto inferior direito. O Drive perguntará onde salvá-lo e o nome dele, e depois que você tocar em "salvar" no canto inferior direito, ele deverá estar lá. Parabéns, você acabou de fazer um PDF com seu telefone.

O Google Drive pode fazer o OCR, mas é uma função separada, fonte: Android Police

Você também pode obter PDFs capturados dessa maneira para gerar documentos de texto via OCR, mas é um processo de várias etapas. Você precisará abrir o PDF novamente mais tarde no Google Docs como um documento ou alternar uma configuração no Google Drive para alterar o modo de manipulação dos documentos enviados ("Converter arquivos enviados no formato de editor do Google Docs" em Configurações >> Geral na área de trabalho local). O OCR do Google é muito bom com texto, mas a formatação estranha ou os idiomas, símbolos ou gráficos incomuns podem, às vezes, confundi-lo, portanto, planeje uma revisão posteriormente em busca de erros.

Adobe Scan

Se você precisa de um conjunto de recursos diferente daquele que o aplicativo do Google Drive pode oferecer e se estiver disposto a desistir de uma integração mais profunda com os serviços do G Suite, o Adobe Scan pode ser mais seu estilo. Suas vantagens incluem:

  • OCR (reconhecimento óptico de caracteres), que transforma documentos digitalizados em texto pesquisável e copiável.
  • Funciona com imagens/fotos que você já possui.
  • Perspectiva pode ser corrigida automaticamente.
  • A captura automática agiliza o processo de tirar fotos.
  • Funciona com o aplicativo Adobe Acrobat para assinatura interna e preenchimento de formulários.
O processo do Adobe Scan não é muito mais complicado do que no Drive, mas podemos dizer que é um pouco menos fácil de usar.

O Adobe Scan pode capturar fotos automaticamente e também fazer correções de perspectiva, fonte: Android Police

Quando você abre o aplicativo (e concede todas as permissões necessárias), você será apresentado diretamente ao visor da câmera. Rolando para a esquerda ou para a direita no carrossel na parte inferior permite que você selecione entre os tipos de documentos. O ícone do Aperture ao lado do botão do obturador controla o Auto-Capture, que permite que o Adobe Scan tire fotos de documentos automaticamente, uma vez que estejam no quadro, e eu o encorajo a usá-lo, pois ele pode economizar algum tempo. De qualquer forma, você ainda pode capturar documentos manualmente com o botão do obturador.

O Adobe Scan não é tão bom para pegar as bordas dos documentos para correção de perspectiva, mas oferece a chance de corrigir o recorte de cada item à medida que é escaneado (por padrão, após verificações suficientes, ele perguntará se você gostaria de desativar isso).

A interface do usuário não é tão clara quanto o Drive quando se trata de avançar etapas. O ícone da galeria é como você avança depois de tirar todas as suas fotos, fonte: Android Police
Depois de capturar todos os documentos que você deseja incluir em um determinado PDF, toque no ícone da galeria no canto inferior direito e o levará a uma tela na qual você poderá revisar o conteúdo.

O Adobe Scan pode criar PDFs a partir de imagens que você já fez ou baixou, fonte: Android Police

(Se você preferir fazer um PDF a partir de imagens que foram tiradas anteriormente, o ícone no canto inferior esquerdo da tela de captura, que se parece com uma pilha de fotos, permite que você as importe para o aplicativo para gerar um documento.)

As opções para ajustar PDFs são melhor marcadas no Adobe Scan, fonte: Android Police

Na tela de revisão, você pode renomear o PDF (centro superior do ícone de texto/lápis) ou usar a barra de navegação na parte inferior para fazer coisas como adicionar mais páginas, reordenar itens, alterar o recorte, girar imagens, selecionar configurações de cor ou excluir páginas.

Quando você tiver o PDF e seu conteúdo em um lugar que goste, toque em "Salvar PDF" no canto superior esquerdo para salvá-lo localmente, transferindo-o para a lista "recente" padrão de documentos no Adobe Scan.

Várias maneiras de abrir e compartilhar PDFs, fonte: Android Police
A partir daqui, você pode compartilhar documentos existentes, abri-los no Acrobat e preenchê-los/assiná-los por meio do aplicativo Adobe Acrobat. Após um pequeno processamento, os arquivos listados aqui também incluem texto OCR. Se você precisar tirá-los do seu dispositivo (o que provavelmente é o objetivo de gerar um PDF), você pode compartilhar os arquivos por meio do botão "compartilhar". As opções incluem o disparo de um link para o arquivo armazenado no Document Cloud da Adobe, o envio do arquivo por e-mail ou a transferência do arquivo para outro aplicativo por meio de uma intenção com "Compartilhar uma cópia".

Tome cuidado com arquivos PDF independentes e não vinculados gerados pelo Adobe Scan. É claro que a Adobe tenta forçar os usuários a compartilhar PDFs através de links sobre os serviços pelos quais pode cobrar, em vez dos arquivos diretamente (não há opção apenas para salvar/exportar o PDF como um arquivo para um local específico, por exemplo). Pode ser que alguns dos arquivos gerados tenham problemas e não conseguem ser abertos, embora os links online criados ao mesmo tempo funcionem bem. O Drive faz um trabalho melhor ao lidar com PDFs como arquivos reais.

Essas são as duas maneiras grátis para gerar um PDF nos smartphones  Android, apesar de que há outras opções pagas. Embora o Google Drive seja provavelmente a melhor e mais conveniente opção para os usuários em uma tentativa de criar um PDF básico.

Portanto, da próxima vez que você achar que vai precisar  encontrar um scanner para montar um PDF, lembre-se de que o seu smartphone é perfeitamente capaz de fazer isso na maior parte do tempo.

fonte: Android Police


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google