sábado, 1 de maio de 2010

10 idéias para um blogueiro iniciante

Blogar é algo que dá prazer mas ao mesmo tempo demanda muito tempo, trabalho e dedicação. Abaixo está uma lista de dez coisas ou situações que todo blogueiro iniciante deve saber e/ou ter em mente.

Fonte: Cox & Forkum - Blogger's Dilemma

1 - O maior obstáculo para iniciar um blog é a confiança. É não ter medo de se expressar, é deixar a timidez de lado e começar a escrever. Se você sabe contar uma história para uma criança ou uma piada para um amigo, você pode muito bem ter um blog, coloque as idéias no papel e comece a escrever.

2 - Demora um pouco até você encontrar a sua voz. A paciência é tudo. Quanto mais você escreve, mais confortável você se sentirá. Conheça a blogosfera, assim você moldará seu próprio estilo e tom, bem como os assuntos. Você assim, só tende a melhorar.

3 - Nunca diga "Eu não tenho tempo!" Isso não é desculpa. Você tem que definir uma prioridade e uma meta, seja seu blog do tipo pessoal ou de negócios. Faça pelo menos um post decente por semana.

4 - Blogar economiza tempo a longo prazo. Dependendo da quantidade de posts, você terá uma biblioteca de referência sempre que precisar. E mantenha sempre seus artigos antigos atualizados, eles podem servir de ajuda para muita gente.

5 - Seja breve. Assim você respeitará os seus leitores assim como o tempo deles. Seja objetivo naquilo que você escrever.

6 - Não escreva teses acadêmicas. Escreva como se estivesse conversando com seus amigos, sempre escrevendo de uma maneira legível que todos possam entender. Procure respeitar as normas cultas da língua ( No meu caso, eu ainda não consigo engolir essa nova reforma ortográfica).

7 - Escreva algo de seu interesse. Pode ficar sossegado que com o tempo, seu público irá te encontrar.

8 - Leia muito mais do que você escreve. Para ser um escritor de sucesso você tem que aprender a ouvir e ter muita disposição para aprender. Comece a acompanhar outros blogs.

9 - Você quer ser apoiado? Apóie os outros também. E como fazer isso? Simplesmente comentando em outros blogs, retwittando e linkando artigos de seu interesse em seus posts. Apoiar a comunidade blogueira é um ato de respeito.

10 - Se lhe falta idéias para escrever, comece a freqüêntar fóruns ou comunidades. Encontre uma questão interessante, responda, daí pode surgir algo para o seu post. Visite outros blogs, mas nunca cometa plágio, nunca copie integralmente um post de outra pessoa, você não será bem visto na blogosfera!

Leia também:
Alguns blogs que podem te ajudar:

Este artigo foi traduzido livremente com algumas adaptações livres do Business Grow
Leia o artigo original aqui: Ten ideas for the beginning blogger.

9 comentários:

  1. Aparecido... José... Crazy... Hum...
    Este post foi escrito para mim, com certeza. Me identifiquei com a maioria dos pontos.
    Os problemas de confiança, principalmente, são algo corriqueiro quando escrevo artigos de opinião, onde não possuo muitas experiências. Entretanto, se tratando se mim, falta de confiança não é novidade. HAhahAH

    Parabéns pelo post!!
    Abraços
    @luanfr

    ResponderExcluir
  2. Olá Crazy

    Gostei desse texto, acho que ele pontuou bem as principais dificuldades dos blogueiros, já passei por todos estes dilemas e sigo estas "dicas", ou melhor recomendações, aprendi muita coisa lendo outros blogs mesmo, leio mais do que escrevo, não quero ficar nessa paranóia de postar muito pra ficar bem nas estatisticas do google, meu blog é mais pessoal não ficaria no rank de mais lidos nem que eu postasse por hora, então não caio nessa ilusão.

    A única dificuldade ainda dificil de resolver para mim é ser breve, porque a maioria dos meus posts não são curtos, escrevo muito mesmo, mas acho que compensa já que não posto todos os dias e quero postar apenas uma vez por semana pra organizar melhor meu tempo e fazer mais pesquisas que ajudem no post.

    Irei ler os artigos que você sugere, pois os blogs que você recomenda já os acompanho.

    Valeu pela dica!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Acho as suas dicas muito boas, principalmente a nº 10, porque é muito feio copiar o trabalho dos outros, sobretudo quando a cópia é feita sem autorização.
    Continuação de um bom trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Luan: Ter confiança é como perder a timidez. Todos conseguem. E voc~e conseguiu, rapá!

    Ana Karenina: Eu também tenho este problema, não sei ser breve. Quando escrevo sobre algo, quero colocar tudo que creio ser importante. Eu preciso aprender a ser sucinto.

    Joalex: Valeu!! Sim, a décima é mesmo deplorável. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Gostei, levei este post com os devidos créditos lá para o Só na Palavra, tá?

    Beijão querido!

    ResponderExcluir
  6. Me identifiquei bastante com este post, pois sou um blogueiro iniciante e estou afim de expressar minhas idéias. Estou afim de parceria, se algum blogueiro iniciante quiser ser parceiro, entre em contato comigo.
    jadson.webdesigner@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. @Jadson Chagas


    Que bom que gostou do artigo. Agora uma sugestão: ficar pedindo parceria não é uma coisa muito bem vista na blogosfera. Procure a ler a política de parcerias de cada blog e faça como está escrito.
    Entenda que se você tiver conteúdo original e relevante, você tende a crescer naturalmente neste meio.

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo,percebo que tinha uma idéia totalmente equivocada,
    Pois post istimulou meu objetivos.
    Parabens pela ideias espostas.

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google