quinta-feira, 18 de junho de 2009

O fim do diploma para o jornalismo ou os ratos agora vão fazer a festa!

Ontem, o STF, na pessoa do senhor ministro Gilmar Mendes, decretou o fim da obrigatoriedade de um diploma para exercer a função de jornalista, e ainda foi mais longe, ele comparou a profissão de jornalista com a de cozinheiro e a de corte costura.

Minha colega Ana Magal, jornalista, fez um excelente comentário em seu blog: "... vou mandar a senhora mãe dele ir em uma favela as três horas da madrugada para cobrir uma invasão para ver se ela "precisa" ou não de diploma."

Ou seja, abriu-se um precedente terrível, o de questionar outros cursos que também exigem diplomas específicos, tais como, a minha própria, a de professor. Segundo a nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases para a educação), qualquer um pode a vir a dar aula, segundo algumas interpretações, ou seja, engenheiros, economistas, médicos podem lecionar Física! Eu não questiono o conhecimento desses profissionais, até acredito que alguns deles podem até dar uma aula melhor do que muitos formados que existem por aí, mas recitando aquele velho ditado, cada macaco no seu galho.


De acordo com a imagem acima da Folha Online, claramente se vê que quem é contra o diploma de jornalista, são os donos das mídias impressas e televisivas, cuja intenção é abrir o mercado para outros profissionais, de modo a, por exemplo, diminuir seus gastos com salários, pois quanto maior a oferta... O resto da história todos sabem, entre outras coisas.

O diploma é um diferencial. É o que faz ter profissionais de respeito em cada ramo, é o que torna a profissão ser respeitada. A não exigência do mesmo, fará com que atraia muitos paraquedistas e/ ou oportunistas em determinada área.


Eu, neste momento, apoio a luta desses profissionais que viram ontem sua ocupação ser destruída por uma decisão arbitrária desses canalhas corruptos que infestam a nossa política e justiça brasileira.

Em tempo: Deve ter blogueiro festejando e soltando rojões! Se antes eles se "achavam" jornalistas, imaginem agora!

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google