quarta-feira, 24 de junho de 2009

10 sugestões para a sua saúde mental

Sou mal-humorado, depressivo e estressado. Isso é fato. Juro que tento ser uma pessoa normal, mas os problemas nos trabalho e na família teimam em não me deixar em paz. Uma discussão em classe hoje acabou tendo reflexos na rua e em casa. E justamente com pessoas que nada tinham a ver.

Navegando pela internet( que é um ponto de fuga do real), acabei encontrando essas 10 sugestões para se ter uma saúde mental, e acabo reproduzindo-as aqui. Essa é a minha terapia mental, escrever, traduzir, isso me acalma.

10 sugestões para a sua Saúde Mental

1. Construa confiança

Identifique todas as suas fraquezas e habilidades juntas, aceite-as, construa sobre elas e faça o melhor com o que você tem.

2. Coma direito, mantenha-se em forma

Você pode reduzir o stress e gozar mais a vida uma dieta balanceada, exercícios e repouso.

3. Encontre tempo para a familia e os amigos

Estes relacionamentos precisam ser cultivados. Se você der isso por certo pode ser que eles não estejam lá para dividir as alegrias e os pesares da vida.

4. Dê e aceite apoio

Os relacionamentos entre amigos e família se desenvolvem quando eles são colocados em teste.

5. Crie um orçamento significativo

Problemas financeiros causam stress. Um gasto execessivo naquilo que nós queremos ao invés daquilo que nós necessitamos freqüentemente é a causa.

6. Seja voluntário

Estar envolvido na comunidade dá um senso de propósito e satifação que um trabalho pago não pode dar.

7. Gerencie o Stress

Todos nós temos muitos causadores de stress na nossa vida, mas aprender como lidar com eles quando surge a ameaça de nos esmagar, irá manter a nossa saúde mental.

8. Encontre força nos números

Dividir um problema com outros que tem experièncias semelhantes, pode te ajudar a encontrar uma solução e te fará sentir bem menos isolado.

9. Identificar e lidar com o humor

Todos nós precisamos encontrar um caminho seguro e construtivo para expressar nossos sentimentos de raiva, tristeza, alegria e medo.

10. Aprenda a estar em paz consigo mesmo

Saiba quem você é, o que te faz realmente feliz , e aprenda a equilibrar o que você pode ou não pode mudar sobre si mesmo.

Fonte do artigo: Canadian Mental Health Association

São sugestões lindas e ideais, mas na maioria impraticáveis. Os problemas sempre estão lá, no mesmo lugar e é inevitável a sua presença. Mas o artigo aqui fica como um ideal a ser alcançado, mesmo sabendo que é uma utopia.




3 comentários:

  1. Rapaz, houve uma época em que eu tinha uma cachorra bem grande. Às vezes, quando chegava da escola, corria pro quintal antes de ver a família. Brincava com a cachorra, lutava, dava tapas de brincadeira, deixava que ela me mordesse, disputava os brinquedos com ela. Só depois disso, entrava em casa e conversava com a família. Cheguei a um ponto na vida de professor da Rede Pública que não me importo muito mais com algumas coisas. Antes brigava, discutia com alunos acerca da postura deles. isso apenas me cansava, fazia com que eu brigasse com quem nada tinha a ver. Não digo que sou melhor hoje, mas tenho sofrido menos com algumas coisas. As dicas são ótimas. São chavões, é verdade, mas as coisas mais simples já fora ouvidas tantas vezes e não conseguimos pô-las em prática, não é?

    ResponderExcluir
  2. Cidão:
    Já ouviu falar sobre um fisiatra chamdo John Sarno? Ele deu uma entrevista a Jorge Pontual. Tem a entrevista dele num site.
    Vou te mandar o link pelo Twitter.
    Certo?
    Você vai gostar.
    Até mais.
    Anny

    ResponderExcluir
  3. Rogério: Eu também ficava muito nervoso com as coisas dentro de uma classe, mas hoje eu estou tentando ser mais light. Vi que não conseguirei mudar o mundo. Mas tem hora que não dá para agüentar.

    Anny: Não consegui abrir o seu link. Ele está incompleto.

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google