sábado, 21 de março de 2009

Educação, bônus... E os professores são palhaços!

O governo do estado de São Paulo brinca com a Educação, e principalmente com os professores. Esse bônus dado todo começo de ano sempre foi algo meio obscuro, já que não havia regras e tinha muitas disparidades entre os ganhos de cada professor.

Nesse ano, o bônus será pago para os professores cujas escolas tiverem atingido um índice proporcionado pelo Idesp, índice este que não há uma transparência. Antes de mais nada, concordo que tal gratificação seja por mérito, e por metas atingidas. O que eu não concordo é que nossos ganhos estejam inicialmente e exclusivamente nas mãos dos alunos que fizeram a prova do Saresp.

O Saresp é uma prova aplicada pelo estado todo fim de ano para avaliar a aprendizagem e servir de base para cálculos estatísticos. O problema é que essa prova não tem uma obrigatoriedade para os alunos. Eles a fazem de qualquer jeito já que ela não reprova ninguém, não há uma finalidade para eles.

Como há a progressão continuada, eles sabem que não serão reprovados.

Com esse quadro, basear os ganhos do professor nessa avaliação é temerosa, porque eles propositadamente podem sabotá-la. E todos sabem que a maioria deles vê o professor como um inimigo.

Ela é importante? Claro que sim. Ela deve ser levada em conta? Com certeza, mas não só ela. Ela não pode ser a principal determinante de quem vai ganhar ou não esse bônus. Profissionais com mais de 20 anos de carreira, que são competentes, podem ser prejudicados por um montante de alunos que em sua maioria não querem nada com nada, vão para a escola com o intuito de fazer qualquer coisa, menos estudar.

Basta qualquer um visitar uma sala de aula e verão o que eu digo. Numa sala com 4 alunos, cerca de 10% deles tem realmente o interesse. O resto, só querem zuar.

Em tempo, a escola que trabalho não atingiu as metas e portanto todos nós ficaremos sem esse bônus, apesar de que nossos índices de anos anteriores fossem superiores aos do Estado como um todo, nesse ano teve uma caída e essa marca negativa é que fica na mídia. A grande maioria dos professores estão lá há mais de dez anos, e eu me incluo nessa. Todo nosso trabalho que fazia da escola ser uma referência na região foi por água abaixo. Viramos a piada do dia, com muita gente de outras escolas soltando rojões de alegria... Nossa, até rimou!

Outro detalhe: Não gosto de bônus ou gratificações, pois eles podem ou não ser retirados sem aviso prévio, eu preferiria era mesmo ter aumento de salário, coisa que não acontece há muito tempo.

Mas um detalhe: Quando eu disse que nossos ganhos estão principalmente ligados ao rendimento dos alunos, não quis dizer que não existem outros fatores a serem colocados, como número de faltas, quantidade de projetos, etc.
É que primeiramente verifica-se o índice do Idesp, para depois incluir outros fatores. Se o índice não foi atingido, nada mais é levado em conta.

Meu mau humor está em alta!

2 comentários:

  1. Rapaz, em minha escola ultrapassamos o índice marcado como meta. Não tenho muito mérito nisso, pois dou aula apenas na Suplência. Concordo com o que disse ao longo de seu texto. Não dá pra vincular o salário dos professores a índices que ... bom, estou pra ver algo que o Governo faça e que seja claro. Veja você... dia 27 há assembleia da APEOESP. Advinha quando vão liberar o bônus? Já sabe, né... Compartilho desse seu mau humor, meu caro... é "soda", como diria minha tia.

    ResponderExcluir
  2. Bauru: Obrigado pela visita. Na minha escola andaram dizendo que houve erros nos cálculos. Vamos esperar para ver.

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google