quinta-feira, 17 de maio de 2012

Criando uma geração de idiotas!

Eu estava lendo o artigo sobre o Gerundio no excelente blog Inglês na Ponta da língua e fiquei um pouco incomodado com uma frase, pois sempre que a ouço, me dá calafrios, hojeriza e muito ódio. Creio que ela não deveria estar ali, naquele contexto.

A frase em questão, "Em que isso muda minha vida?" é o terror das pessoas que lidam com a educação, pois ela denota uma verdadeira afronta e desvalorização de algo que não tem preço: o Conhecimento!

Existem outras variantes dela, como por exemplo "Qual a aplicação disso de concreto na minha minha" ou "O que isso vai mudar na minha vida?" entre outras.

via Dorgas on Fire!

Vou ser sincero amiguinhos, mais de 90% do que se aprende numa escola vai influir em nada ou vai mudar a vida de uma pessoa. Será importante em função da carreira que ela possa vir a escolher ou do uso que ela irá fazer desse conhecimento.

A onda hoje é que tudo que você ensina em classe, deva ter uma aplicação prática, ou uma serventia na vida desse aluno, e dependendo do assunto, realmente nada de prático realmente influirá em sua vida diária. Mas é Conhecimento, e é algo que NÃO tem preço.

Steve Jobs, para não perder a vaga na universidade, se matriculou num curso de Tipografia (deve ser isso), coisa que nada teria a ver com o rumo da carreira dele, certo? Ledo engano. Ao criar o seu primeiro computador, esse conhecimento da escrita foi útil ao criar a logomarca da Apple. Ou seja, algo que você aprende num momento, que pareça ser sem sentido, pode ser decisivo em outro, NÃO IMPORTA QUANTO TEMPO LEVE, O CONHECIMENTO ADQUIRIDO SEMPRE LHE SERÁ ÚTIL!

Vivemos numa situação em que as pessoas pouco se importam em aprender, em saber ou conhecer como algo funciona, da onde aquilo veio e coisas assim. Ler, pensar, refletir, ponderar, compreender são palavras, ou verbos cujas ações doem a mente. O que realmente querem é apenas apertar botões, teclas ou tocar com os dedos. Sempre digo que o brasileiro não é usuário de porra nenhuma, apenas um usador de tecnologia. Dói aos meus olhos ver um smartphone poderoso na mão de alguém cuja única coisa que faz com o dispositivo é ficar tocando funk num volume alto para importunar quem está ao lado.
As pessoas querem apenas soluções rápidas ou até mesmo mágicas.

O Conhecimento hoje não é valorizado, e quem o possui é vítima de chacota, é um chato, não é uma pessoa interessante! Nunca esqueço as palavras do meu padrasto: "Estudar não dá camisa para ninguém", e olha que quase eu embarquei nessa.

Sem sombra de dúvida, estamos mesmo gerando uma sociedade de IDIOTAS!

Em tempo, se você é um daqueles que questiona "Porque devo estudar isso, que aplicação prática isso vai ter na minha vida, para que isso vai servir no meu dia a dia", eu tenho um conselho: Se recolha na ignorância de seu ser patético e insignificante e se enclausure em seu mundinho fechado e enfadonho, e com toda sinceridade que me é verdadeira, MORRA!

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google