fonte Giphy |
Só que há uma desvantagem: a página pode ficar dando saltos ou pulos. Você pode estar lendo uma parte do texto, de repente há o salto, e se perde tentando encontrar novamente aquela parte.
A Google diz que este problema foi resolvido com algo chamado Scroll Anchoring, ou âncora de rolagem, que virá na versão mais recente do Chrome.
"Semelhante a outros recursos projetados para proteger nossos usuários dessas experiências ruins, a partir da versão 56, o Chrome impede que essas páginas inesperadas saltem com um novo recurso chamado de Scroll Anchoring. Esse recurso funciona bloqueando a posição de rolagem em um elemento na tela para manter nossos usuários no mesmo local, mesmo que o conteúdo fora da tela continue a ser carregado."
Veja o recurso em ação aqui:
A Google promete que o Scroll Anchoring evita quase três saltos por pageview! Dá pra acreditar? Num mundo em que as páginas da Web atualmente são gigantes volumosas, inchadas e ricas em mídia que carregam inúmeras bibliotecas externas, qualquer coisa que venha a ajudar o carregamento é sempre bem vinda, mas e o problema da memória que ainda parece persistir?
O Google também reconhece que esse recurso nem sempre é desejável, e há uma propriedade CSS para desativá-lo. A documentação que descreve como isso funciona pode ser encontrada aqui (em inglês).
fonte: The next Web