fonte: 9to5Google |
No entanto, de acordo com o relatório, a Google está procurando novas maneiras de explorar esse mercado. Falando com executivos da empresa, quatro partes distintas da experiência do Google Maps são apontadas. O executivo da Google, Philipp Schindler, explicou que o Google Maps tem direções básicas, solicitações/pesquisas por coisas próximas, recomendações personalizadas e listagens de empresas próximas.
Os comentários de Schindler apontam que a navegação é uma experiência central com a qual não se pode mexer muito, dizendo que a Google trata essa área com “um pouco mais de cautela” para evitar “interromper o aspecto da utilidade”.
Um teste de anúncios no Google Maps a partir de 2016, fonte: 9to5Google |
Quanto aos outros três, porém, ele os descreve como um "playground realmente interessante" daqui para frente.
Como mencionado, já vimos a Google promover conteúdo patrocinado nessa parte do serviço. No entanto, os comentários desses executivos da empresa parecem indicar que veremos um esforço maior e talvez mostre isso para mais usuários. Schindler enfatiza que as recomendações personalizadas serão feitas em "formas sensíveis à privacidade".
O diretor de gerenciamento de produtos do Google para o Maps, Rajas Moonka, disse ainda:
"Queremos destacar as coisas que estão ao seu redor e apresentá-las próximas a você de uma maneira que não atrapalhe sua experiência. Temos sido muito cuidadosos ao não sermos muito agressivos sobre como os apresentamos aos usuários, porque não queremos que os usuários sintam que estamos sobrecarregando a experiência."
Moonka aparentemente vem trabalhado na publicidade do Google Maps nos últimos dois anos e não está claro qual o cronograma anexado pela Google, mas parece que a empresa não está perdendo tempo e quer logo implementar isso.
fonte: 9to5Google