terça-feira, 23 de abril de 2019

O Facebook enviou 1,5 milhão de contatos de e-mail para pessoas sem permissão

De acordo com um relatório do Business Insider semana passada e confirmado depois pelo Facebook, a empresa de Mark Zuckerberger acabou fazendo o upload de mais de 1,5 milhão de listas de contatos de usuários sem suas permissôes quando se inscreveram para o serviço, a partir de maio de 2016.

fonte: The Next Web

De acordo com o Business Insider, um pesquisador de segurança notou que o Facebook estava pedindo para alguns usuários que digitassem a senha de sua conta de e-mail quando estavam criando uma nova conta no Facebook. Se eles seguissem em frente e digitassem a senha, a rede social exibiria uma mensagem informando que estava "importando seus contatos", sem um meio qualquer de desativação.

Mais tarde, o texto de notificação mencionando o processo de upload de contatos foi apagado, mas esqueceram de remover o código subjacente que executou a tarefa. Que conveniente!

O Facebook também divulgou um comunicado dizendo que havia desativado a funcionalidade de verificação de e-mail há um mês e que também está excluindo os dados enviados:

"No mês passado, paramos de oferecer a verificação de senha por e-mail como uma opção para as pessoas que verificaram a conta ao se inscrever no Facebook pela primeira vez. Quando analisamos as etapas pelas quais as pessoas estavam passando para verificar suas contas, descobrimos que, em alguns casos, os contatos de e-mail das pessoas também foram enviados de forma não intencional para o Facebook quando eles criaram a conta. Estimamos que até 1,5 milhão de contatos de e-mail de pessoas tenham sido enviados. Esses contatos não foram compartilhados com ninguém e estamos excluindo eles. Corrigimos o problema subjacente e estamos notificando as pessoas cujos contatos foram importados. As pessoas também podem revisar e gerenciar os contatos que compartilham com o Facebook em suas configurações."

Também foi dito ao repórter do Business Insider, Rob Price, que os dados enviados foram processados ​​para recomendar amigos aos usuários e para "melhorar os anúncios".



Os argumentos do Facebook, nesse caso, são bem mansos e mantêm a reputação de uma empresa que constantemente manipula mal os dados do usuário. No mês passado, a empresa foi flagrada armazenando senhas de usuários em texto simples.

Ei Mark, É desse jeito que você quer construir sua rede social focada em privacidade?

fonte: The Next Web

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google