fonte: The Next Web |
Quando a Huawei anunciou o P30 Pro, os modelos mais recentes de sua série de smartphones com foco em fotografia, um de seus novos recursos era algo chamado de câmera ToF (time-of-flight).
Esse hardware tem aparecido em mais smartphones recentemente, como o Honor View 20 e o Oppo RX17 Pro, mas o P30 Pro é o maior dispositivo a ter tal recurso. E pelo jeito o Samsung Galaxy S10 5G terá uma câmera ToF e há rumores de que o iPhone do próximo ano também terá.
Mas então, o que é realmente uma câmera ToF?
Basicamente, é como uma versão light de um sonar. A câmera dispara raios infravermelhos, que então refletem sobre os objetos, e retornam ao hardware.
O tempo que essa luz leva para sair da câmera e voltar a ela é medido, o que permite que um "mapa" 3D de um espaço seja criado. Outra boa maneira de pensar nas câmeras ToF é como ter sensores de profundidade.
E esse recurso não é novo. As empresas vêm usando-as em hardware há algum tempo, com o exemplo mais famoso sendo provavelmente a segunda geração do Kinect2 da Microsoft para o Xbox One.
Mas o que é novo, porém, é que as câmeras ToF estejam aparecendo nos smartphones. Podemos explicar isso devido aos recentes avanços tecnológicos, que tornam possíveis colocar esse tipo de hardware em um dispositivo pequeno.
Legal - então por que eu deveria querer uma câmera ToF no meu celular?
Conforme mencionado antes, podemos pensar que uma câmera ToF funcione como um sensor de profundidade. Então, em um smartphone, terá duas funções principais: fotografia e realidade aumentada (RA).
Uma câmera ToF permitirá que seu telefone separe diferentes objetos. Por exemplo, digamos que você esteja tirando uma foto de um amigo na frente de várias pessoas. A câmera ToF será capaz de reconhecer que o indivíduo não faz parte da multidão. Isso torna mais fácil colocar um efeito bokeh de aparência brilhante (uma espécie de desfoque) no fundo da imagem.
O ponto-chave é que uma câmera ToF permitirá ao usuário mais controle sobre como o objeto de uma fotografia é exibido.
No caso da RA, Uma câmera ToF dá ao software do dispositivo uma compreensão maior das superfícies e onde os objetos estão em relação uns aos outros, o que é, com certeza, muito útil. Acrescente a isso como a câmera ToF pode ser usada para medir distâncias, alturas e larguras, e rapidamente se torna claro o quão importante isso pode ser para AR com recursos completos.
Portanto, essa foi uma breve visão geral das câmeras ToF e como elas farão a diferença em nossos smartphones no futuro. Não é magia, é tecnologia!
fonte: The Next Web