fonte: The Next Web, créditos: Google Cloud/Twitter |
A versão USB da chave Titan é conectada ao seu laptop, enquanto a do Bluetooth funciona sem fio e dura até seis meses sem precisar da troca de bateria. A CNET informou que atualmente custam entre 20 e 25 dólares cada, mas a Google disse que espera reduzir o custo para cerca de 10 dólares em breve.
Esse dispositivo não é uma novidade, a empresa de segurança sueca Yubico já vem fazendo chaves de segurança há vários anos e oferece uma gama de modelos diferentes que você pode usar com serviços on-line em seu computador e smartphone, incluindo os do Google.
Yubico oferece uma gama de dispositivos de autenticação para desktop e celular. fonte: The Next Web, créditos: YubiKey |
A Google observou no início desta semana que desde o início de 2017, nem um único dos seus mais de 85.000 funcionários foram vítimas desses ataques, graças ao uso dessas chaves. Ela está trabalhando neles há mais ou menos um ano e atualmente os oferece aos clientes do serviço Cloud por meio de representantes de vendas.
E você, usuário comum, deveria ter uma chave dessas? Bem, se você trabalha regularmente com informações confidenciais, certamente deve considerar o uso dessa chave, independentemente de comprar uma chave Titan do Google, uma das ofertas da Yubico ou uma alternativa de código aberto da Nitrokey, com sede em Berlim.
A Google diz que pretende em breve começar a venda das chaves Titan na sua loja online. Mas o trabalho será árduo. Para que a empresa promova uma mudança global em direção ao uso desses dispositivos, ela terá que tentar convencer os usuários mudarem os seus hábitos, já que no início deste ano, o engenheiro do Google Grzegorz Milka disse que menos de 10% dos usuários do Gmail usam autenticação de dois fatores em suas contas.
fonte: The Next Web