domingo, 13 de setembro de 2009

10 sugestões para os blogueiros

Encontrei este texto na Internet e ele rapidamente me chamou a atenção. Apesar  de ser de 4 anos atrás, ele me pareceu ser bem atual, e por isso compartilho com vocês. Tive o cuidado de verificar se o mesmo já não tinha sido traduzido, mas como sempre eu deixo escapar alguma coisa, nunca se sabe.
São dez sugestões para blogueiros iniciantes, mas que servem para muitos veteranos ´por aí, inclusive eu. Na tradução tive que fazer algumas adaptações que vocês perceberão abaixo, já que o texto é de 2005.

10 sugestões para os blogueiros, por Sharon Housley

1) Permaneça no tópico

As opiniões são geralmente aceitas mas o conteúdo dos itens de um blog deveriam todos se relacionarem à um tema geral. A menos que você tenha um incrível jeito para o bom senso, humor ou cinismo, a maioria dos seus leitores estão interessados no conteúdo que se relaciona com um tema definido bem específico ou uma área levemente definida de interesse.. A maioria dos leitores não se importa se você come Elma Chips no seu almoço. Eles podem, entretanto, estar interessados no fato de que aquele vinho remove as manchas ou no fato daquele rolo de papel higiênico fazer grandes espirais. Defina um tópico e se apegue à ele. Isso irá assegurar que você criou uma legião de leitores interessados e leais.

2) Permaneça informativo

Se você esta tentando criar a impressão de que detém um conhecimento sobre uma indústria ou sector específico certifique-se de que esteja atualizado. Se você estiver apoiando um produto ou dando uma opinião, certifique-se de checar os seus fatos; sua reputação está em jogo. Se você estiver oferencendo uma opinião, certifique-se de qualificar o seu post, deixando bem claro que o conteúdo é um publieditorial.

3) Velhas notícias não são novas

Apesar de blogar todo dia ser debilitante, é importante que a informação apresentada seja atual e acurada, escrever um artigo ou sinopse sobre algo que aconteceu há 6 meses, não será de interesse de muitos. Contar ao seu público que o médico Roger Abdelmassih foi condenado e irá para a prisão após sua sentença ser dada fará com que as pessoas questione o valor das suas colunas.

4) Siga uma agenda.

Crie uma agenda e se apegue à ela. Perceber que blogar requer tempo e esforço, não crie expectativas irreais que seja incapaz de entregar. Um lapso ocasional ou um feriado é geralmente entendido pelos leitores mas ao retornarem e verem conteúdos desatualizados e velhos vão achar outro blog com conteúdo similar. Novos blogs e feeds RSS estão pipocando diariamente. Se você trabalhou arduamente para desenvolver um público e uma comunidade, você não vai quere perdê-los devido a uma falta de comunicação.

5) Clareza e simplicidade

Mantenha seus posts e entradas claras e fáceis de serem entendidas. Lembre-se que a web é global e expressões e acrônimos nem sempre se traduz. Às vezes uma pouco de explicação leva à um longo caminho.

6) Riqueza nas keywords(palavras-chaves)

Se o objetivo do blog é aumentar a sua visibilidade, inclua palavras-chaves no título do blog. Use o título como uma manchete para atrair interesse. Cada ítem do post deve ter um título que irá atrair a atenção mas que seja sempre relevante ao post. O título não deve ter mais do que 10-12 palavras.

7) A quantidade importa

A fim de atrair a atenção dos motores de busca, você precisará desenvolver conteúdo e substância. Uma manchete ou uma simples sentença não vai gerar o interesse dos leitores ou ajudár com o rank do motor de busca. Certifique-se de arquivar seus posts antigos para desenvolver um vasto portal de conteúdo com temas similares.

8) Freqüência

Se o conteúdo do seu blog é atualizado constantemente, os motores de busca tenderão a indexar as páginas em intervalos regulares.

9) Revise o seu texto, use um corretor.

Leva pouco tempo e te salva de ficar arranjando explicações embaraçosas. Lembre-se que o que você publica na internet pode ser encontrado e arquivado. Pense cuidadosamente sobre o que você escreve antes de postar.

10) RSS.

O RSS aumentará o alcance do seu blog. É importante que você inclua o conteúdo do seu blog em um feed RSS para aumentar a distribuição e os leitores.
O público de blogs é pequeno, mas com o tempo e as atualizações regulares ele aumenta. Os blogueiros podem até nunca ter mais do que uma centena de leitores, mas as pessoas que retornam regularmente estão interessados no que você tem a dizer.

Copyright 2005 Sharon Housley 

Sharon Housley gerencia o marketing para o FeedForAll , um software para criar, editar e publicar feeds RSS e o NotePage um software de mensagem de texto sem fio.

Fonte do texto: Business Know how


8 comentários:

  1. Ótimas dicas, Cidão! Seus posts estão cada vez melhores. Mesmo estando comentando menos agora, estou sempre te acompanhando!

    Beijos, querido!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas dicas. Tenho a certeza que vão ajudar em muito a aumentar a qualidade dos meus 3 blogs e sites: Ganhar dinheiro na internet - sem investimento , Imagens engraçadas - para rir e Curiosidades do Mundo - Globo Real Se quiser visite e se puder deixar-me mais algumas dicas para aumentar o número e a qualidade das visitas agradeço.
    Nuno
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Nuno: Obrigado pela visita. Se der tempo eu visito. Estou atolado de trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Boas dicas Cidão! Como você disse, mesmo para quem já tem alguma experiência, é sempre bom lembrar uma coisa ou outra.
    Agora, uma coisa: eu queria saber mais sobre esse recurso de feeds e RSS. Você tem algum texto legal pra me indicar?
    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Já coloquei o recurso no blog e já estou me aventurando no Google Reader.
    Valeu Cidão!

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google