quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Spams, oportunidades de negócios e... Será que somos trouxas?

Quem será Fatima Ousman? Ela me oferece um relacionamento de negócios da ordem de três milhões e meio de dólares, deixados por seu falecido pai numa instituição financeira lá em Costa do Marfim, um pais da África.

O mais engraçado é que sempre recebo e-mails desse tipo vindos especialmente do continente africano. Essas oportunidades mirabolantes envolvendo grana vem de vários países, entre eles Gana, Benin, Costa do Marfim e principalmente da Nigéria.

Abaixo reproduzo um dos emails que eu sempre recebo:

From Fatima Ousman
responder a fatimaousman100@hotmail.fr
para undisclosed-recipients
data 4 de setembro de 2008 09:06
assunto Dearest One

09:06 (6 horas atrás)

Dearest One,
Permit me to enter into business relationship with you, i know my message will come to you as a surprise.I am fatima, the only child of David Ousman My late father deposited 3.5millon dollars in finance company hear in Cote d'lvory, before he die, for on-word transfer aborad through diplomatic cargo for investment purpose,
This is an a confidential matter to be delt with carefulness to enable us understand more better with the fund to be a benefit to every one, Or if it can'nt be possible for the trip here, We can negotiate at any nearby country to come with this fund with all proves as a withness for the vital truth behind the stories and with the fund.If you are willing to assist me send to me your full datas so that i will submit it to the finance company.

Miss Fatima Ousman
Será que eles acham que as pessoas ainda acreditam nesse tipo de negócio? Será que eles acham que ainda existam pessoas tão idiotas a ponto de sair de seu país para entregar nas mãos deles uma quantia dessas?

O pior é que existe... Tem gente que compra terrenos no Planeta Mercúrio e até mesmo lotes no Paraíso eterno... E não precisa ir muito longe, tem gente que passa fome e dá todo o seu dinheiro para determinadas instituições religiosas esperando que um dia Jesus chegue na Terra e as leve para o Céu, enquanto isso alguns espertos se enchem de grana.

Agora, o que eu acho grave, como é que meu e-mail chegou nas mãos desses espertinhos? (Como sou ingênuo, não é mesmo? Claro que sei, apenas quero ser melodramático!) Photobucket O problema é que por mais que se invista em segurança de qualquer tipo, sempre haverá outros que estarão prontos para quebrar os códigos.
O novo navegador do Google, o Chrome, já tem bugs e falhas de segurança. O próprio Firefox, que para muitos e inclusive para mim, é o melhor navegador de todos os tempos da última semana, apresenta também falhas.

Mas a maior falha mesmo é da pessoa que manuseia o computador. Tem que tomar cuidado para não ficar clicando em links estranhos e ficar oferecendo seu e-mail para qualquer coisa que apareça na frente. Anti-vírus, spamblockers, firewalls e outros programas de proteção não conseguem proteger o computador do seu próprio dono, nesse caso são totalmente ineficazes.

Observação: Cuidado com links cuja terminação é .exe... é vírus ou trojan na certa. Não sabe como verificar? Clique com o lado direito do mouse sobre o link suspeito e veja as propriedades do endereço, se tiver a terminação, não seja curioso!

Lembre-se que a curiosidade matou o gato! Photobucket

4 comentários:

  1. Olá professor Cidão.

    É o Ulisses seu aluno do 6º Info, do NSL

    Blz cara?

    Poo legal pacas o blog, dei umas lidas ai...
    Só uma sugestão, nao sei se o senhor conhece as propriedades ALINK e VLINK da tag BODY, essas propriedades servem para mudar a cor do Link, antes de clicar e depois, deu pra ver uns conflitos ae de cor do vermelho pro azul do link, não sei também se é proposital, mas ta aee a diga..

    Áhhh sua aula que eu filmei está no Youtube!... A baixo segue o Link.
    http://www.youtube.com/watch?v=kE1p1jpXvMg

    Uma pena que ficou sem o Som...

    Abraços, Ulisses

    ResponderExcluir
  2. oi cidão.
    eu sou muito curiosa, mas ja ffui avisada pelo administrador que seu eu pegar virus e descobrirem que veio do email pessoal, serei advertida.

    :(

    off topic:
    Sabe eu nao consigo visualziar direito onde fica a linha de comentes, não seria hora de customizar o rodapé da postagem?

    ResponderExcluir
  3. Ulisses: Vocês são impagáveis!!!

    Quanto a mudança da cor do link, é proposital mesmo, quando o link é visitado, ele muda de cor sim.

    Um abraço e visite sempre!!! :o)

    ResponderExcluir
  4. Iara: Pare de clicar em todos os links que você vê, deixa de ser curiosa, gata! ;o)

    O link dos comentários estão abaixo dos marcadores, e a pedido da Luma, deixei-o em negrito e numa fonte maior.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google