sábado, 20 de setembro de 2008

Culpa do Demônio ou ignorância?

É difícil acreditar que em pleno século 21, ainda se ouve coisas do tipo "Isso é coisa do demônio"(quando algo não tem explicação e vai contra determinados preceitos) ou "o demônio está dentro do seu corpo" (quando se faz algo ruim ou hediondo).
Esse tipo de coisa era muito comum na Antiguidade e na Idade Média. Qualquer fenômeno não explicado ou instrumentos feitos para ampliar o conhecimento, quando era algo estranho ou teorias que confrontavam o status quo religioso da época, o coitado do demônio sempre levava a culpa, pois dizia-se que ele estava dentro do corpo de tal pessoa, e além disso, tais instrumentos eram sempre obras do Diabo.
  • Galileu sofreu isso na pele ao ir contra a Igreja ao afirmar que a Terra era redonda e também ao construir uma luneta e tentar mostrar aos ignorantes da Igreja que os corpos celestes tinham forma redonda.
  • Na antiguidade, aquela pedra estranha que atraia objetos de ferro na China, era algo enfeitiçado... Dizia-se que um demônio morava dentro dela.
Na última semana, o LHC (acelerador de partículas) foi inaugurado na França. Seu objetivo é investigar a fundo, o coração da matéria. A missão dos físicos é encontrar certas partículas que estavam presentes no momento do Big Bang (o início do nosso universo), os tais Bósons de Higgs. Para isso, prótons serão acelerados a uma velocidade bem próxima da luz e vão sofrer colisões. Dos pedaços que de lá sairão, há a esperança de encontrar tais partículas.
Como a experiência irá criar partículas que estavam presentes no inicio do universo, muito se falou da possibilidade de algo dar errado e disso nascer um mini buraco negro, que se expandiria e engoliria o nosso planeta.
Pessoal, a probabilidade disso acontecer, é a mesma do que eu, o Cidão, conseguir namorar a Angelina Jolie ou qualquer outra estrela de Hollywood!!!
O pior é escutar coisas advindas dos meus alunos e de outras pessoas, como "o homem quer brincar de Deus", "Isso é máquina do demo" e que "é o demônio agindo na Terra". Eu sempre digo que o conhecimento não tem preço, e quem o tem, adquire poder. Ouvir essas coisas de pessoas incultas é uma coisa, mas de jovens, rodeados de tecnologias que estão sempre em constante evolução, advindas do conhecimento que o ser humano adquiriu através dos tempos, aí já é demais. Não podem ser tão ignorantes assim, ou estão querendo tirar sarro da minha cara.

Mas, voltando ao assunto do post, o nosso querido Diabo, é também fruto da imaginação das pessoas e das teorias conspiratórias. Pesquisei algumas:
  • Hello Kitty, a famosa gatinha sem boca. Dizem que Kitty quer dizer demonio em inglês, logo Hello Kitty seria algo como Olá Demonio.
  • O logotipo da Coca Cola, se virado ao contrário, se lê "Alô Diabo"... Confesso que nunca consegui ver isso...
  • Na música de john Lennon, 9º Dream, dizem que se o LP fosse girado ao contrário, poderia se ouvir canticos ao demônio!
  • Maionese Hellmman's, o nome significaria homens do inferno (hell=inferno e mann's=homem)
  • A marca Fido Dido, seria, num francês coloquial, "filho do diabo"...
  • etc, etc, etc....
Para mim, tudo isso é baboseira ou bullshit, se preferirem. As instituições religiosas conseguem estender suas garras nessa grande massa de ignorância que aumenta devido a pobreza e falta de educação básica. Atravanca a Ciência e o progresso com suas doutrinas ultrapassadas e muitas delas acabam se enriquecendo com essa situação problemática.
A única maneira de escapar disso é estudar sempre, ler muito, formar opinião, começar a indagar, argüir, comparar, fazer analogias, buscar o conhecimento e compreender o seu papel enquanto ser humano em nossa sociedade. As informações estão em todo lugar, basta querer e ter interesse.

Numa aula sobre energia elétrica e sua economia, acabei indagando aos alunos que determinados subsídios dados não são de graça, e que alguém estava pagando a conta. Quando mencionei que a energia elétrica de quem mora em favela é de graça, e que a sociedade arca com esses custos, um aluno me disse:
- Fazer o que, né professor, foi Deus que quis assim...
E um outro:
- Que nada, isso é coisa do demônio! Photobucket

6 comentários:

  1. kkkk,hilario esse povo e fods,eu particularmente n acredito em seres divinos nem malignos mas eu gostaria que vc me responde-se uma pergunta

    Por que na maioria dos crentes só são crentes depois de pecadores?


    kkk


    todo dia eu vejo malandro na tv arrependido com bíblia na mão:

    foi o diabo agora eu estou do lado de deus... e coisas do tipo kkk eu axu hilario !

    ResponderExcluir
  2. Gama: Não sei responder a sua pergunta. Talvez seja uma desculpa, uma resposta para a sociedade pelos erros cometidos... Sei lá!!!

    ResponderExcluir
  3. Aposto que foi o demo que te possuiu para escrever um texto assim hahahahahah

    Demo, para mim, é a forma da auto-ignorância, é uma forma de tirar a responsabilidade de si sobre as coisas erradas que fez e colocar em um ser externo.

    Concordo contigo, quanto mais cultura, menos suscetíveis a isso estaremos. Eu tenho procurado fazer minha parte....

    ResponderExcluir
  4. Oi Cidão,

    LOL olha, nunca digas nunca...vai que um dia consegues namorar a Angelina Jolie? Será que o nosso planeta será engolido? LOL
    Espero que Jolie nunca se separe do seu marido (pelo bem dos filhotes), mas isso acontecer e tu conseguires namorar com ela...eu sei que a Terra não será engolida...at least not yet.

    Eu acho que todo o conhecimento provém de Deus; por isso excluir a ciência e acusá-la de ser do dêmo é pura ignorância. E religiosos que o façam...simplesmente provam que são mais ignorantes do que pensam, e que não merecem estudar Deus (já que jamais O compreenderiam).

    "Coitada" da Kitty...não vamos tão longe! Para já...Não sei como Kitty possa querer dizer Demónio...e depois, get real...a gaja até pode ser idiota, castrada, a personificação da mulher burra...mas daí a ser o diabo: não! Diabo foi o gajo que a desenhou, isso sim LOL LOL LOL!

    Também não consigo ler "Alô Diabo" no logotipo da Coca-Cola - que absurdo!

    Ai...não tenho paciência para tanta obsessão com o diabo: os evangélicos é que são os culpados da Neo-Demo-Paranóia (logo quando pensámos que nos já havíamos livrado da Igreja Católica mais os seus devaneios)...

    Mas olha, a ciência também não deve virar as costas à espiritualidade, e ao fazê-lo demonstra ser tão ignorante quanto os religiosos que rejeitam a ciência. Esta não explica tudo...por isso sugiro uma união de forças.

    Amei este artigo :D!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Max

    Excelente comentário. Adoro quando voce defende o seu ponto de vista, apesar de eu não acreditar que haja uma relação entre Ciência e Religião e/ou Deus.
    Agora, essa paranóia de ver o demo em tudo que é diferente ou que chega ao topo do sucesso chega a ser uma doença.
    Estamos no século 21!!!

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google