quarta-feira, 9 de julho de 2008

Dia da Revolução Constitucionalista de 1932

Hoje é feriado no Estado de São Paulo. Nesse dia comemora-se a Revolução Constitucionalista de 1932. Esse feriado passa desapercebido por se localizar numa época em que existem as férias escolares, e na verdade, poucos sabem o que representou esse dia na história do País. Nem mesmo o que significa a sigla MMDC. Fazendo uma mea culpa, eu mesmo as vezes esqueço um pouco dessa parte da história do Brasil. Portanto, pesquisei na Internet e achei o HistóriaNet, e de lá extrai uma parte do texto abaixo:




Populares nas ruas de São Paulo

INTRODUÇÃO

O Movimento de 1932 desencadeado em São Paulo, ainda hoje é motivo de comemoração e de debates por parte da sociedade paulista. Em geral a Revolução é apresentada de forma maniqueísta, envolvendo "Constitucionalistas" e "ditatoriais" como se houvessem apenas duas situações possíveis naquele momento da história. A polarização militar que existiu de 9 de Julho a 2 de outubro, não refletia a situação política ou ideológica do país, onde vários projetos de poder apresentavam-se.

O MOMENTO

O início da década de 30 foi marcado por uma reorganização do Estado, fruto da crise do poder oligárquico, que por sua vez refletia a formação de novas camadas sociais, com interesses distintos, do processo de urbanização e por uma reordenação da economia mundial, afetada pela crise de 29.
A maioria das avaliações sobre o final da República Velha concorda que a elite tradicional paulista, organizada no PRP, viveu um processo de isolamento, tendo como oposição uma grande frente política, que envolvia diferentes setores da sociedade brasileira: a elite urbana - principalmente de São Paulo - as camadas médias, os tenentes e as oligarquias dos demais estados, incluindo a de Minas Gerais, que até então estivera no poder. Por isso se considera que, derrubado Washington Luís, abriu-se um "vazio de poder" no país, ou seja, não havia uma facção política ou de classe com condições de controlar sozinha o poder de Estado.
Percebe-se já em 1930, com nitidez, as diversas possibilidades políticas que se apresentam ao país e os anos seguintes, incluído 32, definirão as reais chances de cada uma delas.
A formação de um governo provisório reflete essa situação, onde o novo poder, organizado por Getúlio Vargas vai caracterizar-se pela centralização, com o objetivo de fortalecer o Estado, atraindo para esse projeto os militares e parte dos trabalhadores urbanos, com um discurso nacionalista e com o início de uma legislação trabalhista, ao mesmo tempo em que atingia os interesses das oligarquias, que perdiam o controle político em seus estados e sua influência em nível nacional. O Congresso Nacional foi fechado, assim como os legislativos estaduais e os partidos políticos; os governadores foram depostos e substituídos por interventores, em sua maior parte tenentes, que abandonavam o discurso liberal, passando a defender um Estado autoritário, como elemento necessário para a construção de um novo modelo econômico e político.

SÃO PAULO

A "Revolução Constitucionalista" é vista como um movimento de São Paulo contra o governo federal. Expressões como: "São Paulo ocupado", "...o povo paulista" ou "São Paulo precisa de você..." são comuns naquele ano de 1932. Mas o que é São Paulo? Quem fala em nome de São Paulo? Existe uma São Paulo única, toda ela contra o governo Vargas ? Qual a proposta de São Paulo para a situação? O único argumento que pode unir os diversos grupos paulista é "Constituição"
As Oligarquias do PRP, que haviam sido retiradas do poder em 1930 falam em Constituição, o Partido Democrático, refletindo o liberalismo empresarial urbano, fala em Constituição, setores intelectuais falam em Constituição. Todos defendem a mesma Constituição?"
Cliquem aqui para ler o texto na sua íntegra.

Ah, antes que eu me esqueça: as letras da sigla MMDC significam as iniciais dos nomes de quatro estudantes paulistanos que foram assassinados pelos governistas: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo!

10 comentários:

  1. Bom relembrar a história. Este ano tinha até esquecido do motivo desse feriado quando minha mãe me perguntou. :-)

    Abração! Bom feriado!

    ResponderExcluir
  2. Como já disse, eu também nem me lembrava desse feriado. :)
    Que vergonha... um professor deveria saber...

    Um bom feriado para ti também!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Cidão,
    Que bom que gostou de um template meu!
    Bem que eu vi que te conhecia de algum lugar! É do Norte da Du, você sempre está por lá e eu também!
    Respondendo à sua pergunta: Acredito que todas as funcionalidades do blogger funcionem no Tabs, porém tentei comentar no seu tabs e não consegui, mas tentei no template demo dele e foi possível. tpvtabs.blogger.com
    Realmente não sei o que pode ser isso.
    Se quiser colocar os comentários agregados ao template como no wordpress o Usuário Compulsivo ensina como fazer e acho que terá de fazer as alterações que ele ensina para este template.
    No mais é isso. Qualquer dúvida é só falar!
    Um abraço e muito prazer!

    ResponderExcluir
  4. Áurea, só sei que não funcionou aqui.
    Tive que voltar ao original... :(

    ResponderExcluir
  5. Oi Cidão... Espero que tenha tido um bom feriado! Bem li o comentário da Aú com você (vergonha, rsrsrsrs). Devo lhe dizer que ainda não testei o novo método pois não quero privar meus leitores de receberem suas respostas via e-mail. Este novo método ainda não possui esta opção dos visitantes poderem acompanhar novos comentários na postagem. Por um lado, que bom que voltou com o método original :P beijos! :D

    ResponderExcluir
  6. Jaqueline, Isso que você mencionou vim a perceber hoje. Eu estava todo ansioso para colocar o novo sistema de comentários que nem tinha percebido.
    Prefiro também acompanhar os comentários via e-mail.
    Beijos, gata!

    ResponderExcluir
  7. Hi friends, sorry for the bulk message but I'm trying to let everyone know as quick as possible. Just started the Massive Link Explosions where you add everyone's blog URL and get higher ranking. Details are at: http://mensfitnesszone.blogspot.com/2008/07/massive-link-explosions-master-list.html Hope to see you there, thanks.

    ResponderExcluir
  8. Uma verdadeira aula de história ..
    Abraço, Cidão !!

    ResponderExcluir
  9. Aham, o professor Cidão deu uma bela aula de história, pra essa aluna desnaturada aqui, que nem sabia da existência desse feriado!
    \o/
    Valeu, Cidão!

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Du e Nandico: Juro que tento esquecer que sou um professor, mas não dá, tá na veia!!! :)

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google