quinta-feira, 24 de julho de 2008

Contratos, empresas e a ignorância das pessoas!

Uma das coisas que me irritam bastante, e o meu mau humor cresce exponencialmente é o fato de alguém adquirir algum produto ou serviço, não ter a mínima noção do que é ou representa, e depois se decepciona e sai por aí esbravejando que tal serviço ou produto é uma porcaria. Está cheio disso no Orkut e na vida real.

Hoje as empresas de tv a cabo e telefonia vendem aqueles malfadados pacotes 3 em 1(telefone, tv a cabo e internet banda larga) a preços baratíssimos e o consumidor pensando que está comprando algo completo se decepciona porque adquiriu o plano mais barato, e não tem acesso ao fíle mignon.

Outro caso é essa tal de TV digital, o cara compra uma TV de LCD, e a imagem proveniente das empresas não fica do jeito que ele viu na loja. Se ele se informasse mais, saberia que a tv digital oferecida pelas empresas vem na resolução standard(480 linhas) e que ele precisa obter um outro plano, o HD, para poder desfrutar das novidades, aí vem outras decepções...

Não é toda TV de LD ou Plasma que é de alta resolução, ela tem que ser acima de 42 polegadas e ainda tem que estar escrito FULLHD (caríssima), e não HDTV Ready (mais baratas). E a grande maioria dessas TVs não vem com com o conversor embutido, ou seja mais gastos ainda. Outra decepção acontece quando ele vê que só existem uns 3 ou 4 canais em HD, o pior é que são abertos, e somente 1 ou 2 fechados.

E os planos de telefonia? Você adquire um plano que pode falar a vontade com quem quiser e quando puder, e no outro mês quando vem a conta, cai da cadeira, porque além da assinatura, vem gastos com celular... "Uééééé??? Mas eu não podia falar a vontade? Eles me enganaram..." Que nada, na verdade, esse fale a vontade só vale entre telefones fixos...

Bem, se tivesse lido o contrato que assinou ou pelo menos tivesse procurado por informações antes da compra, talvez isso não deveria ter acontecido. Depois que aquilo não é nada do que imaginou, é fácil reclamar da atendente ou falar que a empresa não presta, que foi enganado, que o serviço é uma merda.

Em tempo, não estou aqui defendendo Net, Telefônica, TVA ou qualquer outra empresa, porque o serviço de atendimento ao cliente delas deixam muito a desejar, a própria infraestrutura é falha e pecam na segurança, mas daí a adquirir qualquer serviço sem ter antes algum conhecimento é o cúmulo da ignorância ou burrice mesmo.

Leciono num colégio que tem ensino médio técnico, e alguns alunos reclamam que não tem todas as disciplinas comuns e que em sendo assim, não conseguirão concorrer na USP, e depois ficam dizendo que a escola é uma porcaria. E aí eu falo: Na hora em que vieram fazer a matrícula, não sabiam que o curso é técnico? O objetivo aqui não é faculdade, mas formar técnicos em informática, contabilidade, administração, etc, etc... Porque não leram o contrato?

Temos que começar a mudar nossas atitudes, parar de reclamar e assumir nossos erros, e parar de colocar a culpa em terceiros. Saber o que está comprando ou contratando é o mínimo que se espera de um cidadão.

Vamos começar a adquirir o hábito de ler os contratos? Especialmente onde estão as letrinhas miúdas... Photobucket

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google