terça-feira, 1 de maio de 2018

O novo aplicativo de tarefas da Google não é tão inovador assim

Com o lançamento do novo Gmail, o aplicativo Tasks (Tarefas) também foi remodelado. Está agora disponível na sua caixa de entrada do Gmail quando você ativa a nova interface, bem como no Android e no iOS.

fonte: The Next Web

Entretando, apesar de ser um aplicativo simples e que não sobrecarrega o usuário com muitos recursos que não são usados com muita frequência, faltam recursos que possam diferenciá-lo de outros aplicativos do gênero.

fonte: The Next Web

Tal como está, o Tasks permite criar listas e adicionar tarefas dentro de cada uma delas,  você pode adicionar detalhes textuais, uma data de vencimento para classificar itens cronologicamente e sub-tarefas.

E é só isso.

fonte: The Next Web

Não é possível definir lembretes, compartilhar listas com outras pessoas, atribuir tarefas a pessoas, adicionar tags, enviar texto de um aplicativo diferente para transformá-lo em uma tarefa a fazer ou até mesmo reconhecê-lo em "amanhã" e "na próxima semana" para definir datas automaticamente. E nem há  mesmo um widget de tela inicial ou suporte para adicionar tarefas com o Google Assistente.

De acordo com a Wired, a Google defendeu a falta de recursos como “a força de um aplicativo de tarefas fácil de usar e simples”.

Mas o gerente de produto da Tasks, Florian Goerisch, também observou que há planos para trazer recursos adicionais para o aplicativo. Assim, embora podemos apreciar o raciocínio por trás do Google Tarefas, não vejo alguém o usando extensivamente ou o recomendando até que melhore no único trabalho para o qual ele foi criado.

Com o Google Tasks, a Google parece estar cometendo os mesmos erros da Microsoft quando lançou o To-Do, um gerenciador de tarefas básico que deveria substituir o aplicativo Wunderlist, que foi adquirido em 2016.

Na tentativa de despir um aplicativo de afazeres até o básico, a empresa perdeu a funcionalidade essencial que a maioria das pessoas esperaria em um aplicativo moderno, e isso criaria uma experiência de usuário mais confortável sem atrapalhar a interface. Seu único ponto de venda importante é que ele aparece na nova barra lateral do Gmail.

Mas também o Google Keep  é ótimo para o gerenciamento de tarefas. Você pode usá-lo para criar listas, marcar e compartilhá-las e definir lembretes. Existem muitas outras funcionalidades que não vou abordar aqui mas, essencialmente, o Keep derrota o Tasks em seu próprio jogo.

Eu entendo que, mesmo em sua forma atual, as Tarefas podem encontrar um fã ou dois. Mas há claramente espaço para melhorias, e parece estranho que a Google escolha lançar um produto que esteja claramente nos estágios iniciais de desenvolvimento. Esperamos que melhore com o tempo, com o mesmo princípio orientador da simplicidade em mente.

O Tasks é encontrado na interface da internet da área de trabalho do Gmail (você precisará ativar o novo design clicando no ícone de roda dentada na sua caixa de entrada e lá escolhendo a opção), no Google Play e na App Store.

fonte: The Next Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google