fonte: The Next Web |
O recurso, simplesmente chamado de "Clear history" ou literalmente, "Limpar histórico", exibirá seu histórico de navegação no Facebook, incluindo quais sites você visitou no Facebook e em quais anúncios você clicou.
Anunciado pela primeira vez na conferência F8 do Facebook, ontem, o aplicativo é uma resposta óbvia à reação do Facebook obtida por quase todos, após o escândalo da Cambridge Analytica. O próprio Zuckerberg disse em um post hoje que deu uma resposta um tanto enevoada ao interrogatório no Congresso sobre a quantidade de informações que os usuários do Facebook conseguiam controlar seus próprios dados.
Zuckerberg disse no mesmo post que esse recurso é uma tentativa de corrigir esse problema:
"Assim que implementarmos essa atualização, você poderá ver informações sobre os aplicativos e websites com os quais interagiu e poderá limpar essas informações da sua conta. Você pode até mesmo desativar essa informação armazenada na sua conta."
É claro que o Facebook não vai parar completamente de coletar dados de você, mesmo se usar essa opção. Segundo Erin Egan, diretor de privacidade da FB:
"Ainda forneceremos aplicativos e websites com análises agregadas. Por exemplo, podemos criar relatórios quando enviamos essas informações para que possamos dizer ao desenvolvedor se os aplicativos deles são mais populares entre homens e mulheres em determinada faixa etária. Podemos fazer isso sem armazenar as informações de maneira associada à sua conta e, como sempre, não informamos aos anunciantes quem você é."
Zuckerberg também tem temeridade em dizer que o Facebook ficará um pouco menos pessoal para o usuário sem o uso de cookies. Nestas circunstâncias, meu caro Mark, achamos que é uma desvantagem que alguns usuários estão dispostos a aceitar.
fonte: The Next Web