Joy of Tech - A Computer's Purpose |
Hoje essas máquinas nos trazem informações de tudo quanto é tipo, torna o nosso trabalho cada vez mais fácil e eficiente, nos dá diversão, os assistentes pessoais ajudam a organizar as nossas vidas, comunicamos com qualquer pessoa ao redor do mundo instantâneamente mas ao mesmo tempo, perdemos a interação humana, tornado-nos escravos dessas máquinas, que hoje cabem na palma das nossas mãos, praticamente tornando extensões de nossos corpos.
O papel da tecnologia é a de reunir conhecimentos científicos que podem ser transformados em máquinas(aparelhos e/ou ferramentas) que visam mudar o ambiente para satisfazer as necessidades humanas (o nosso bem estar!). Mas parece que alguma coisa deu errada num certo ponto...
A máquina ao invés de ajudar, está dominando as nossas vidas. Ler, compreender, pensar, refletir, analisar, comparar são alguns dos verbos ultrapassados nos dias de hoje. Com as informações estando em todo lugar, na prática qualquer um pode acessá-las conforme o seu interesse, mas não é o que está acontecendo. O conhecimento não é mais importante, não é mais necessário.
Não é mais importante saber como funciona e o porquê das coisas, e sim apenas como usar e nada mais. Numa sociedade descartável que vivemos, se algo não funciona, joga-se fora e compra outro. Na ânsia de facilitar o acesso e o uso a todos, a tecnologia está tornando a nossa sociedade cada vez mais estúpida.
Olhando por esse ângulo, parece que o propósito do computador perdeu todo o sentido...