Joy of Tech - Revenge of the Medical Machines! |
Desde sexta passada, a internet sofreu um ataque de um vírus ramsonware, o Wannacry, que começou na Inglaterra e na Espanha, e que se propagou pelo resto mundo, atacando principalmente agências governamentais e hospitais. Esse vírus se aproveita, como sempre, de uma invulnerabilidade do Windows. Ele "seqüestra" os arquivos do computador e o hacker pede uma determinada grana, geralmente em bitcoins para que o usuário possa voltar ao controle.
Nenhum sistema operacional é livre de falhas (ouviram macfags?) e o Windows sempre oferece correções quando elas são descobertas ou violadas. É para isso que serve o Windows Updade, um programa irritante que fica te notificando que há atualizações e que come uma memória terrível da máquina, tornando-a lenta. Por essas e outras, nós acabamos deligando esse recurso (eu mesmo faço isso) e não percebemos o erro e o perigo a que estamos sujeitos. Apesar de necessários, essas atualizações às vezes, podem entrar em conflito com outros programas, como o que aconteceu em 2013, com um plugin de internet banking que causou a famosa tela azul da morte.
A Microsoft já tinha lançado uma correção dessa falha em 14 de março para todas as versões do Windows(até aquelas sem suporte), mas você sabia? Claro que não e nem mesmo os profissionais de TI das grandes empresas. Acredito que só tomamos ciência dessa informação após o ataque da sexta-feira que abalou toda a internet. (E o idiota aqui correu para ativar o Update e baixar as atualizações! Quem tem, tem medo!)
Quem quiser apenas baixar essa correção, pode fazer clicando aqui e procurar pela versão do seu Windows. Lembre-se de verificar se o seu Windows é 32 ou 64 bits (clique com o lado direito do mouse em "meu computador"). O ataque foi tão grave que a Microsoft resolveu liberar essa correção até para versões do Windows que não tem mais suporte.
Portanto, manter seu sistema operacional atualizado bem como seu antivírus é necessário. Além disso, mantenha backup de seus arquivos importantes seja em hds externos ou num serviço em nuvem. Não clique em links que apareçam em seus emails, mesmo que seja de amigos, verifique-os antes (mouse em cima do link, aparece no canto esquerdo inferior da tela o endereço, se a terminação for .exe .cmd, .vbs, .bat, .scr, ou .ws, passe bem longe!).
E não se preocupem, ataques como este vão se tornar lugar comum na internet. Isso não é lindo?