Adicionar legenda |
Olá,
Nós anunciamos no ano passado que estávamos descontinuando hospedagem de sites no Google Drive para usuários e desenvolvedores. Nossos registros mostram que você pode ter usado esse recurso para publicar uma página na internet ou servir outros ativos na rede.
Em 31 de agosto de 2016, vamos interromper o serviço de conteúdo via googledrive.com/host/[id] e as páginas não serão mais acessíveis.
Como uma alternativa para hospedagem no Drive, recomendamos:
Se você tiver dúvidas ou precisar de ajuda, entre em contato com o Suporte do Google.
- Blogger- Uma maneira fácil e gratuita para hospedar sites.
- Firebase Hosting - Uma alternativa se você estiver usando o recurso de hospedagem na internet para servir páginas estáticas com itens no Drive.
Atenciosamente,
A Equipe do Google Apps
Pois é, uma das coisas mais legal do Google Drive era a possibilidade de hospedar sites, mas a farra acabou. Apesar de dizer neste artigo de 2015, no blog do Google Apps, que haveria melhores opções disponíveis para hospedagem de sites, para justificar o fim desse recurso, está claro que houve uma farra por parte dos usuários. Sites inteiros eram hospedados de graça e isso claramente consome espaços enormes no servidor, que atrapalha o desenvolvimento de novos recursos.
Três artigos aqui no Crazyseawolf's mais acessados (e que me rendem muitos views e cliques) é justamente onde ensino a como hospedar não só sites, mas também CSS e Javascripts no Drive, usando o serviço host:
- Como hospedar seu site no Google Drive em um único clique
- Como usar o Google Drive para hospedar sites inteiros na web
- Como hospedar CSS e Scripts do Blogger no Google Drive
Ou seja, muitos gadgets aqui simplesmente ficarão inacessíveis, e eu preciso encontrar alternativas para hospedar os vários códigos de CSS e de javascripts. Eu não me preparei para essa bomba! Mas o erro foi meu, pois já sabia que isso iria ocorrer.
No email, achei engraçado não mencionarem o Google Sites, recurso do Google exclusivo para sites na internet, e sim o Blogger!
Será que é o indício de que o Blogger possa se fundir ao Google Sites num futuro próximo?
Quanto ao Firebase Hosting, este nunca ouvir falar. Novidade pura.