quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O fim do serviço Blogs Abril

Como leitor de quadrinhos, eu cresci consumindo produtos da Editora Abril, e ainda consumo. Sem saber ler e escrever, meu paidrasto me dava grana e eu ia comprar Recreio, uma revista de atividades e coisas para montar.  Com o tempo, adquiri o hábito da leitura lendo a turma da Mônica, Disney e mais tarde conheci os super-heróis (que eram de outras editoras, a saudosa EBAL, Bloch, RGE (hoje Globo) entre outras.

Mas a Editora Abril era para mim a número 1, pois também passou a publicar super-heróis, lembro que toda sexta, eu ia na redação da Abril Jovem conversar com os editores, desenhistas, pois eles abriam esse canal; ao público. Tanto é que fiz curso de HQ pensando um dia poder desenhar as personagens Disney, principalmente os patos, (Donalld, Tio Patinhas, Peninha, etc).

Enquanto o Sr, Victor Civita era vivo, a editora ia de vento em popa. Era a maior da América Latina. Mas nem tudo são flores. Com a sua morte, a empresa passou para as mãos dos filhos e de pessoas que nunca souberam nada sobre mercado editorial de quadrinhos, pessoas que só viam números e a partir daí, tomavam suas decisões.

Com o passar do tempo, os donos da editora resolveram ampliar horizontes e e seguir em outras direções, gravadora, tv a cabo, provedor de internet, etc. Mas sem aquela visão austera e conservadora do pai, o grupo Abril se afundou em dívidas, alguns projetos foram exterminados, buscaram sócios internacionais para salvar seus investimentos.

Passaram então a investir em mídias digitais, e criaram um portal, e por conseguinte um serviço de blogs, a Blogs Abril. Uma campanha maciça foi feita convidando muito blogueiro importante para fazer parte da plataforma, e com o tempo ela cresceu. Bem, mas, como sempre, nem tudo são flores em se tratando do grupo Abril.

Nesta semana, em um comunicado, a  Blogs Abril será descontinuada em 31 de março. Ou seja, mais um projeto que vai para o fundo do poço. Que saudades do Sr Victor Civita, se ele estivesse vivo, garanto que a Abril não teria feito tanta "cagada", e saberia onde investir o dinheiro.

Quanto a descontinuação do serviço de blogs, foi informado que eles simplesmente iriam deletar todos os blogs da plataforma.

Via Twitter por @MarcosMasini [twitpic]
Segundo fontes no Twitter (@caipirazedomer e @inaciorolim), parece que eles disponibilizaram uma ferramenta para fazer o download do conteúdo. Nada mais que obrigação, já que o conteúdo é do autor, e não da empresa. Aqui no Blogger isso é mais do que respeitado.

Para os usuários do finado serviço, regozijem-se! Não é o fim do mundo. Se vocês quiserem uma plataforma gratuita e confiável, venham para o Blogger. Mas se quiserem algo mais profissional, como uma hospedagem paga, vou dar uma dica: Porto Fácil! Entrem em contato com o @janiosarmento e ele vai te orientar naquilo que for preciso.

Eu tenho um carinho pela Abril pois ela fêz e ainda faz parte da minha vida. Mas é como sempre digo, uma pessoa leva 50 anos para construir algo, e seus filhos levam pouquíssimo tempo para derrubar. Enfim, a editora continua, mas até quando?

Atualização(12:55): O serviço Gostei também será descontinuado em 31 de março:


Falar o que?

14 comentários:

  1. Cara,

    eles são os responsáveis pela Veja, que em meio a tudo que ocorre no Egito publica uma capa com... Luciano Huck!

    Você espera muito da Abril, ;)

    ResponderExcluir
  2. Hi, Cidão...

    A Editora Abril não abriu mão apenas do blogs. Ultimamente, ela abriu mão, até, de verdades escancaradas que, por não interessar ao grupo, passam batido.

    Pena, isso!

    Que venham os 'abandonados da Abril' para o nosso velho e bom Blogger! E que 'chupem' todos os outros!

    []'s @inaciorolim

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Sou responsável pelo Divã do Masini, autor do primeiro print do seu texto. Eu dei início no Twitter (#FailAbrilBlogs) ao desagradável comunicado da plataforma de blogs da Abril.

    O Divã do Masini está há 4 anos anos na plataforma do Nossa Noite, (um site conceituado da minha cidade), mas lembro-me quando, há dois anos e pouco fui convidado a ter meu blog na Abril.

    Foram mais de 1300 posts e estava a caminho dos dois milhões de acessos. Comprei muita briga com blogueiros experientes. Estes não concordavam com as regras da Abril, entre elas, se é que me lembro, estava a questão do Google Adsense – o valor ficaria para a Abril. Enfim, era alguma regra que envolvia dinheiro.

    Mesmo assim, pensando na visibilidade que a plataforma daria (e deu) comprei a ideia. A otimização do conteúdo no Google que a plataforma dá valeu muito a pena. Mas há algum tempo tudo ficou largado. Ficamos sem suporte. Muitos erros na plataforma. Em certos dias não se conseguia postar algo. Não havia pra quem reclamar. E quando achávamos um caminho não havia retorno (Feed Back).

    Acredito que a Abril esteja no direito dela. E como você bem disse, ela fez o mínimo ao proporcionar a exportação do conteúdo. Mas e a imagem do blogueiro? E as URL´s? E as otimizações? E a visibilidade? E o RESPEITO? Afinal, os que acreditaram na proposta o fizeram porque havia uma marca importante na retaguarda.

    No mais, até agora não descobri, por exemplo, como faz para migrar o conteúdo da Abril para o Wordpress.com (prefiro ele ao Blogger).

    Enfim.. a realidade me parece ser essa. Dificilmente o grupo repensará a atitude. Resta-nos, portanto, pegar o banquinho e sair de fininho.

    [ ]'s

    Marcos Masini

    ResponderExcluir
  4. @Caipira Zé Do Mér


    A revista Veja tem história. O que fazem hoje não representa a verdadeira Veja. A editora em um passado glorioso, mas o seu presente é lamentável mesmo.

    ResponderExcluir
  5. @uhugalera


    O grupo Abril como um todo vem dando tiros no pé continuamente.
    E com certeza, o Blogger receberá todos de braços abertos.

    ResponderExcluir
  6. @jornalistamasini


    Obrigado pelo comentário. Tens ódio pelo Blogger?? :)
    Mas se for para o Wordpress, não vá para o .com, que é grátis e é inferior ao Blogger.
    Contrate uma hospedagem e use o Wordpress.org, esse sim superior.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Caramba!! Dessa vez a Abril vai dar fim a dois serviços de uma vez?

    Brasigo, BlogBlogs e agora AbrilBlogs e Gostei. Definitivamente, na Internet, a Abril tem toque de sadiM.

    E discordo de ti. Sempre achei os produtos da Abril uma porcaria. Veja, Piauí, Info, Exame. O único que salvava era a SuperInteressante, porém atualmente...

    ResponderExcluir
  8. @Lucho


    Conheço bem a Editora Abril e posso falar que ela teve uma história no passado. Hoje concordo que ela perdeu o rumo.

    ResponderExcluir
  9. Eu quero a blogs abril de volta!!!
    Ganhava uma boa grana lá com o adsense T____T

    aparece até meu blog ali no print [TV] >>>

    ResponderExcluir
  10. @CK


    Mas você pode ganhar dinheiro também com o adsense no Blogger, Wordpress.org, Typepad, Movable Type...

    ResponderExcluir
  11. @Crazyseawolf

    é eu comecei outro no blogger mas aqui o numero de visitas caiu muito, o CEO da blogs abril era muito bom lá tinha o pagerank 5 no blogger nao sai do zero e já tem 6 meses =/ achoo que vou me mudar pro wordpress

    ResponderExcluir
  12. Eu gostaria de saber como 'salvar' textos meus que inseri no Abril Blogs (que foi deletado). Existe essa possibilidade?

    Respostas: nonato.albuquerque@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. @CK


    Mude para o WP.org, porque o WP.com é pior que o Blogger.

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google