sábado, 7 de fevereiro de 2009

Somos todos piratas

De acordo com as leis brasileiras, somos todos criminosos, ou melhor piratas. A simples posse de algo que não é seu, fere um monte de coisas, entre elas por exemplo, o do direito autoral. Com o advento da internet, os hábitos mudaram, mas as leis não. Então, antes de ligar seu PC ou seu IPod, lembre-se que você está sendo um criminoso ou um pirata toda vez que:

- baixa aquele lindo powerpoint que recebeu por e-mail e o armazena em seu HD, CD, DVD ou pendrive
- baixa um MP3 e o armazena em seu HD, CD, DVD, pendrive, celular ou IPod
- assiste um simples vídeo no You Tube e o armazena em seu HD, CD, DVD, pendrive, celular ou IPod
- baixa episódios de uma série ou filmes para assistir no PC, bem como as suas legendas
- baixa scans de quadrinhos, revistas, imagens e os armazena em seu HD, CD, DVD ou pendrive.
- Participa de redes Peer-to-peer para trocas de arquivos.
- Etc, etc, etc... Acho que você já entendeu!

Portanto, qualquer cópia de qualquer obra é um crime, pois você estará fazendo uso de algo que não é seu. A lei precisa mudar? Claro que sim, pois estamos vivendo em outros tempos, por causa das novas tecnologias a que nos são apresentadas dia a dia.

Para saber mais, dê uma lida nesse artigo do Estadão, onde é entrevistado uma das maiores autoridades do mundo em direito autoral e criador da Licensa Creative Commons, o advogado Lawrence Lessig. Ele afirma e conclui que somos todos piratas!

Fonte da imagem: reprodução da capa do livro The Pirate's Dilemma, de Matt Mason.

11 comentários:

  1. Cidão, a sociedade vai mudando e seria interessante que as leis mudassem com ela? Se seguirmos neste 'esquema' as leis seriam cada vez mais rígidas. Penso que tem que ser o contrário, a lei colocando freio nas arbitrariedades, mas para isso o cidadão comum teria que se informar sobre ela. Lessing tanto sabe que pede para divulgar o Creative Commons pelos associados. Infelizmente as pessoas só procuram conhecer a lei quando são 'intimadas' para tal.
    Toda cópia integral é artitrária e mesmo a parcial deve estar licenciada, para isto devemos prestar atenção se onde está 'baixando' tais produtos, contém alguma referência neste sentido.

    Estou agradecendo no "Luz" o selinho que me deu. Desculpe o atraso. Este ano estou tentando ser mais organizada!! (rs*) e você vai me ver falando mais sobre isto, porque tem outros selinhos e memes.

    Bom fim de semana!! Beijus

    ResponderExcluir
  2. Só de assisitr ao Youtube você já está cometendo crime, pois o computador o armazena no cache sozinho...

    Eu pretendia fazer um post sobre uma banda maravilhosa chamada Isis, e precisava fazer upload de umas três músicas para os leitores verem como é, sem permitir que eles baixassem, mesmo que bastasse olhar o html da página para a pessoa saber onde baixar. É que a qualidade do aúdio nas músicas do Youtube é absurdamente ruim, a maioria são de fãs amadores que filmam os shows. acho até meio hipócrita, pois existem milhares de vídeos não-oficias no Youtube onde põem a música e imagens quaisquer só pra dizer que nã é só a música.

    E o "lindo powerpoint" foi ironia?

    ResponderExcluir
  3. o armazena no cache , é so para receber as informações do site mais rapidamente,
    n uso redes peer to peer ...

    nunca baixo nada que venha por e-mail

    nunca baixei um filme pelo pc

    as unicas coisas que baixo pelo pc soa coisas que eu n tenho condições de comprar , n pelo dinheiro mas sim pela dificuldade , como animes e alguNS cds, é dificil achar alguns artitas pricipalmente em salvador.

    Obs: n compro material falsificado (cds e DVDS)

    todo dia tenho que exclui lindos poewrpoints e arkivos .EXE (NÉ MÃE ???)

    ResponderExcluir
  4. Luma: Concordo com você. Obrigado e espero que seu fim de semana esteja sendo ótimo!!!

    Kazuya-kun: Ah!!! O cache do computador é o grande vilão!!! :o)Não conheço essa banda, vou dar uma conferida!

    E você entendeu!!!

    Gama: Como você é irônico!!! :o)

    ResponderExcluir
  5. Bom na parte da minha mae ali sim , mas acima eu n mentiu n ocmpro produtos falsos , nunc abaixo filme en uso compartilhadores peer to peer a n ser nas esceçoes acima , ta certo que peer to peer eu n uso mesmo o unico progama aki que tenho no 'estilo' e um torrent para baixar animes mas de resto n baixo nada

    ResponderExcluir
  6. Ouça primeiro o cd Panopticon, na minha opinião, o melhor.

    ResponderExcluir
  7. Gama: Você é um anjo!!! Mas eu baixo muito mp3, episódios de séries, sou um criminoso nato!!!

    Kazuya-kun: Já vou colocar o Soulseek para procurar!!! Brigadão pela dica!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Cidão
    Bacana o seu blog.
    Existem algumas saídas para quem quer utilizar conteúdo de outros na Internet sem infringir as leis, como as licenças da CC e tb as músicas que são liberadas pela próprias gravadoras ou autores entre outras.
    Mas sim, a pirataria virtual pode ser comparada à pirataria nos mares porque tem o mesmo fim: apropriar-se de algo que não é seu.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Clarissa: Tem razão. O pior é que tudo que você armazena no cache pode ser considerado como pirataria, de acordo com as nossas leis.
    Obrigado pela visita!!! Volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  10. So baixo coisas que sei que n tera como comprar por aki , eu adorei o filme do batman , eu n compro DVDs , mas este mais novo fiz questão de comprar e gastei 60 conto e na minha opnião vale apena ,

    Bom imagine eu siando de casa paracomprar um CD origial do The Gazzete?? sabe kuando eu irei encontrar aki na bahia.. eaind amais em salvador MEU REI ???

    NUUUUUNCA !

    ResponderExcluir
  11. Gama: Esse último filme do Batman realmente detonou!!!
    Não conheço The Gazzete. Mais um para a lista. :o)

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google