terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Sobre conteúdos relevantes e próprios

Muito se tem falado sobre conteúdo próprio e relevante. E pelo que leio por aí, tem gente que diz que para se ter um conteúdo relevante, ele tem que ser próprio. Mas não é isso que eu venho observando por aí. Existem muitos blogs que não tem conteúdo próprio, mas que são relevantes para um determinado segmento. Parece confuso?

O que irei descrever aqui são as minhas impressões sobre esses assuntos. Se eu estiver equivocado, por favor, não deixem de comentar apontando meus erros. Ok?

O que é um conteúdo relevante? É aquele conteúdo que atinge uma grande maioria de leitores, que tem uma direção bem determinada. Esse conteúdo nem sempre é próprio, muitas vezes é traduzido de fora, com ou sem a permissão do autor.

Blogs de tecnologia, como o Meio Bit ou o Digital Drops, possuem seu próprio público, trazem novidades do mundo afora, e acabam sendo referências no meio. Quem não gosta de tecnologia? Pena que o Brasil não produz tecnologia, somos sempre dependentes de outros países e ficamos babando com as novidades que vem de fora...

Metablogs, como o Bloggersphera, o TNB, ou o Dicas Blogger, trazem templates, hacks e tutoriais para os usuários do Blogger, e encontram uma receptividade muito boa nesse meio. São também referências.

Blogs de humor, como o Treta, Sedentário e Hiperativo, Bobagento e tantos outros trazem diversão e humor, seja em piadas ou em imagens inusitadas. Pouco texto, muitas vezes as coisas são óbvias, mas para um povo que nem o nosso, que odeia ler, discutir política, muitas vezes ignorante, acabam sempre tendo sucesso e sempre estarão entre o Top 10 de qualquer ranking.

Como puderam perceber, dei exemplos de blogs que são focados num assunto e são muito populares. Isso significa que eles possuem um conteúdo relevante, mas nem sempre tem conteúdo próprio. Muitos adoram kibar, principalmente os blogs de humor.

Ter conteúdo próprio é ter opinião, é saber discutir um determinado assunto ou notícia sem precisar copiá-la na íntegra, como vários blogs de notícias e variedades que vejo por aí. É muito fácil copiar notícias de jornais e portais, mas não vejo sentido, pois se eu quero ler uma notícia eu sempre vou direto a fonte. O legal é divulgar a notícia e sempre colocar o seu ponto de vista, dando a sua opinião doa a quem doer como faz o mestre Cardoso, por exemplo.

Outro exemplo de conteúdo próprio são os blogs de poesias e crônicas, tais como a Moça do Sonho e Gritos Verticais, por exemplo. Nesses blogs, seus autores colocam suas almas e corações que podem tocar muita gente. Eles sabem se expressar como ninguém, como eu sempre afirmo, essas pessoas tem o poder das palavras.

E o meu blog? Será que ele tem conteúdo relevante? Isso eu não sei, fica a cabo de vocês dizerem. Procuro produzir conteúdo próprio sempre que possível, dando minhas opiniões, desabafos, fazendo poesias e crônicas, mas nem sempre é flores, eu acabo colocando textos de humor e imagens de muitas coisas que recebo por e-mail e que já caíram no domínio público. Na verdade, meu blog é uma verdadeira salada, não tem um direcionamento, e procura atingir, no meu entender vários focos.

O Compulsivo, por exemplo, é um blog que une três coisas: tecnologia e internet; dicas, hacks e tutoriais para o blogger e mulher pelada. E é um sucesso, sim senhor!!! Quem não concorda é porque tem inveja ou que não tem capacidade de fazer igual ou melhor.

Já me falaram para eu fazer blogs diferentes, ou seja, ter um de opinião, um de humor e um de poesias e crônicas, mas não sei se eu daria conta. Já é difícil cuidar de um, imagine de três? Se eu vivesse apenas de blogar, isso seria possível, mas como é um sonho muito, mas muito distante, eu tenho que me concentrar na realidade, na qual tenho que trabalhar numa profissão desgastante e que me faz parecer um palhaço sempre, e ainda ter que estar em 3 ou 4 estabelecimentos para que eu tenha um salário possível de se sobreviver.

Portanto eu chego a seguinte conclusão:
Todo conteúdo próprio é relevante(por pior que seja esse conteúdo???), mas nem sempre todo conteúdo relevante é próprio!
Agora, ficam vocês com a palavra! E aproveitem para responder este teste:



Fonte da imagem

11 comentários:

  1. Cidão, o seu blog tem conteúdo próprio, tenho lido suas crônicas e poesias e são muito boas. Tem conteúdo relevante também, pois está sempre atualizado, principalmente em relação à blogosfera, muitas coisas eu aprendi aqui no seu blog. Acho que você não precisa ter outros blogs para dividir os assuntos, você faz muito bem isso aqui mesmo.E é como você disse, cuidar de um já dá um trabalhão, né? Mas vale a pena!
    Obrigada por citar meu bloguinho! :)

    Beijos, querido!

    ResponderExcluir
  2. Relevância é muito subjetiva, na verdade depende mais de quem lê, pois o que é relevante pra mim por não ser pra você.

    Agora concordo plenamente quanto a ser autoral. Você pode falar de qualquer coisa, como mulheres peladas por exemplo. Sem deixar de ser autoral, de emitir uma opinião, etc.

    O problema que eu vejo é que tem muita garotada por ai muito preocupada com a aparência do blog em detrimento do conteúdo.

    P.S.: O link para o blog do Cardoso tá quebrado...

    []'s
    Compulsivo

    ResponderExcluir
  3. Du: Você é a minha fonte de inspiração, na verdade foi a primeira que me descobriu nessa imensa blogosfera. Obrigado pelas palavras! :o)

    Compulsivo: O que você falou foi perfeito como sempre. E já consertei o link! Obrigado!!! :o)

    ResponderExcluir
  4. Se o cara faz seu próprio conteúdo, vai ter pelo menos um dois gatos pingados de leitores fiéis. Agora se o cara só copia, os únicos leitores que vão ter são as visitas do google.

    ResponderExcluir
  5. Kazuya-kun: É, mas se o cara só copia, só vai atrair paraquedistas. E tem o problema do conteúdo duplicado.

    ResponderExcluir
  6. Cidão, acho que independente de "copiar" ou não um assunto, conteúdo, a relevância esta na opinião própria exposta sobre o assunto, mas tmb concordo com a opinião do usuariocompulsivo de relevância é muito subjetiva depende de quem lê... Bju

    ResponderExcluir
  7. Oi Gato Cid!

    Quem é que determina o que é próprio ou não? Quem determina a definição de conteúdo relevante ou não?

    O que é relevante para mim, pode não ser para o próximo; e o que é próprio para mim, pode não ser para outros (e vice-versa)...por isso esta é uma questão subjectiva.

    Gostei imenso deste post, Cidão (aliás adoro ler as tuas opiniões), e digo-te que adoro o teu blog e não deves mudá-lo radicalmente, não.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. relevancia, é algo que pode ser interresante para mim ,mas não para você, por exemplo se eu quero aprender como colocar templates em um blog e acho o 1° resultado o mais informativo de todos, esse vai ser o mais relavante para mim, mesmo que essa imformação tenha sido retirada de outro blog ou site, as vezes as fontes são de blog estrangeiros, e nem todos sabem ler em Inglês, então se alguem se deu ao trabalho de traduzir ou usar um tradutor para ajudar outra pessoa, ou se a informação vem de Um blog menos famoso, isso seria relevante, o dono de um blog famoso poderia colocar conteudo de um blog menos famoso ( não esqueçendo de colocar a fonte é claro") para aludar seus leitores, afinal nem todos leem alguns blogs menos famosos, então se o Grande blog pudesse ajudar um leitor e o dono do blog menos conhecido, colocando uma fonte de onde foi retirada a informação todos sairam ganhando, pois o leitor teria uma fonte relevante mesmo que não seja propria do escritor, o Blog desconhecido, sairia ganhando poois teria um link num blog mais famoso, eo blog famoso iria ensinar seus leitores e continuar sendo famoso, por ter ajudado outro blog, os leitores e etc.
    Ou seja Seria relevante, mesmo sendo de outro blog!!

    ResponderExcluir
  9. Cidão:
    Gosto muito dos assuntos que você trata e discute aqui.
    Então...

    ResponderExcluir
  10. Adri: Parafraseando o Físico dentro de mim: Tudo depende do referencial!!! :o) Beijão!!!

    Max: Obrigado, gata! Sua opinião é muito importante para mim!!! Beijão!!

    Virtualz1: É como eu disse para a Adri, tudo dependerá do ponto de vista de cada um. Muitas vezes a relevância está quando a gente encontra algo que nos ajudou em alguma coisa. O problema é o menos famoso copiar descaradamente o mais famoso, é plágio, e gera conteúdo duplicado. O santo Oraculo não gosta disso.
    Obrigado pela visita. Volte sempre!!! :o)

    anny-linhaozzy: Obrigado também por gostar desse humilde blog! Um beijão!!!

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google