quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Blog Action Day 2008: Pobreza

Essa postagem faz parte do Blog Action Day 2008, cujo tema a ser discutido é a Pobreza. O Blog Action Day é um evento anual sem fins lucrativos que reune blogueiros do mundo inteiro num único dia, discutindo um tema em comum. Não deixem de visitar os blogs participantes desse movimento.

Pobreza

Vivemos numa triste realidade, se de um lado a riqueza e a fartura impera nas mãos de tão poucos, do outro lado temos uma grande maioria que vive a margem da sociedade. O poder econômico e político, a ganância de alguns e as inúmeras guerras sem fim cooperam lado a lado para que haja uma desigualdade social tão grande em nosso mundo.

Nunca a causa é combatida, porque ela sempre interessa a quem está no poder, não importando o sistema de governo, e assim, métodos paliativos são criados para que essa dependência permaneça intacta.

No Brasil, impera a política do coitadismo, governos populistas que criam assistencialismos baratos que enriquece alguns, mas que apenas prolongam o estado triste e deplorável em que a população vive. Essa política de sempre dar algo tem também outros objetivos: a de tornar o povo sempre dependente, e também o da perpetuação do poder.

Em todo o mundo o panorama é o mesmo. As grandes nações formam seus clubinhos fechados para discutir suas políticas imperialistas em detrimento do bem maior. Nada de guerra fria ou terrorismo, hoje a guerra econômica é uma realidade, com as grandes corporações comandando o destino do mundo.

Por outro lado, existem organizações e movimentos na internet que lutam contra a pobreza, mas o saldo é muito pouco, pois essas coisas dependem de uma ação verdadeiramente política. Essas ações conforme mencionei antes são paliativas e não resolvem o problema, apenas amenizam. Além disso, a própria ONU alerta que a escalada dos preços dos alimentos e o não desenvolvimento sustentável do planeta, poderá levar milhões de pessoas a pobreza extrema.

O vídeo abaixo apresenta uma coleção de imagens tristes e que causam indignação em qualquer pessoa que tenha consciência. Existem vários outros iguais a esse espalhados pelo You Tube (procure por pobreza ou poverty), alguns deles estão "linkados" no final desse vídeo:



Esta blogagem coletiva mundial não vai resolver o problema ( e nem tem essa pretensão), mas serve para alertar e conscientizar a todos que o problema existe e está ao nosso lado. Podemos não mudar o mundo, mas pelo menos fazer a nossa parte, por mínima que seja, é fundamental, importante e necessária.

A fome que se espalha pelas nações
(reprodução do post de 21/05/2008)

A fome no mundo é estarrecedora. Enquanto as grandes nações deste planeta gastam milhões em armas de destruição, existem seres humanos que literalmente estão passando fome. Nós, pobres mortais, enquanto indivíduos, nada podemos fazer mas existem várias organizações espalhadas pela internet que promovem campanhas e fazem doações de alimentos para as nações ou regiões mais pobres.
Como podemos ajudar então? Quem tem um blog ou um site ajuda criando "links" apontando para essas organizações, assim qualquer um pode clicar neles, seja para fazer uma doação, comprando produtos relacionados e até mesmo jogando um "gamezinho" online.
E no nosso dia a dia? Nós não desperdiçamos comida? Claro que sim. Que tal doar para alguém que está passando fome na rua?

Qualquer gesto por menor que seja será de grande ajuda para uma criança que está passando fome.








The Hunger Site


"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome." Mahatma Ghandi


Fonte das imagens: Google

2 comentários:

  1. Olha, Cidão, muito pertinente seu relato. Também concordo que os poderes estabelecidos - formados por corruptos e gananciosos - sempre tramarão para que esse estado de coisas sobreviva. É lucrativo para essa corja de hipócritas, que se fazem de bonzinhos, mas que só querem que assim seja.

    É nojento demais saber disso, que isso ainda se prolongará e talvez nem mude radicalmente... :-(

    Olha, posso parecer radical, mas acho que só com um novo Big Bang para que se comece tudo outra vez. Mesmo assim, sei lá...

    "Além disso, a própria ONU alerta que a escalada dos preços dos alimentos e o não desenvolvimento sustentável do planeta, poderá levar milhões de pessoas a pobreza extrema." A despeito disso, li na na Rô (http://bloggdaro.blogspot.com/2008/10/blogagem-coletiva-action-day-pobreza.html):

    "O Banco Mundial acaba de reconhecer erros importantes em seus cálculos sobre a situação mundial da pobreza. De fato, enquanto "as estimativas sobre a pobreza estabelecidas pelo Banco Mundial têm melhorado graças aos dados mais confiáveis sobre o custo da vida", o resultado constitui por si só um violento questionamento acerca das estatísticas elaboradas por essa instituição, que atravessa uma gravíssima crise de legitimidade há vários anos: de um só golpe, o banco Mundial acaba de descobrir que "400 milhões de pessoas a mais do que se pensava vivem na pobreza". Isso é mais do que a metade da população da África subsahariana!"


    Parabéns pela contribuição ao Blog Action Day! E vamos fazendo nosso trabalho de formiguinhas!

    Abração!
    Juca

    ResponderExcluir
  2. Juca: Falou tudo! Que mais posso dizer? Muito obrigado!

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google