segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Blogagem Coletiva: Direitos Humanos


Essa blogagem coletiva foi proposta pelo Sam, do blog Fênix Ad Aeternum, e recebi por e-mail o convite do Lino Resende. Vou fazer uma pequena contribuição. Ao escrever esse post me vem na cabeça a canção Imagine, composta por John Lennon, ela representa o que a humanidade pode se tornar se o sonho descrito mais abaixo possa se tornar realidade.

Quando se fala em Direitos Humanos, muitas vezes eu fico com um pé atrás devido ao que acontece na sociedade brasileira. Usam-se muito os direitos humanos para amenizar determinada violência, para proteger marginais em detrimento daqueles que realmente são trabalhadores. Mas acredito que aqui não é esse o caso.

O ser humano é patético. Provoca conflitos, guerras, fome e inúmeras situações que vivenciamos no dia a dia. A violência também existe quando tentamos impor nossas “verdades” ou convicções a todo custo, além do preconceito contar cor, raça ou credo. O capitalismo selvagem, escondido sobe a égide de uma Economia de Mercado, contribui para que essas diferenças cada vez mais aumentem, provocando assim um distanciamento entre povos (ou nações) ao criar o que chamamos de desigualdades sociais.

O sonho de ver a humanidade unida integralmente é uma utopia a ser alcançada, e deve ser entendida como uma missão, que todos nós devemos sempre lutar para que se torne uma realidade concreta. Somos todos seres humanos, independente de tudo. Mas enquanto a fome e a pobreza estiverem presentes, e a ânsia do homem pelo poder a qualquer custo continuar, tal sonho fica mais distante e despedaçado.

Sou um pouco pessimista e acredito que esse sonho vai levar um longo tempo para se concretizar, a menos que algo muito grande aconteça que possa unir toda a humanidade em torno de um bem comum; estamos muito longe de alcançar esse ideal. Mas, cabe a nós, formadores de opinião levantar essa bandeira. E isso começa aqui, neste espaço virtual, segue em nosso dia a dia e no trabalho.

Quando todos se unem perante a uma causa, coisas maravilhosas podem acontecer.

Lembrem-se: EU E OS GATOS TEMOS ALGO EM COMUM... SOMOS GATOS!

5 comentários:

  1. SOu da opinião que o capitalismo é vilão, mas também pode ser herói nessa questão dos DH.

    Por séculos o capitalismo impôs o interesse apenas do lucro mas, desde os fins dos anos 80 do século XX, ele começou a abraçar as teorias da responsabilidade sócio-ambiental, que impõe como obrigações empresariais a observação dos direitos humanos como forma de preservar o lucro e ao mesmo tempo aumentá-lo, por melhorar a qualidade de vida de todos, criando novos consumidores.

    Enfim, mesmo dentro do capitalismo é possivel observar os DH e desenvolvê-los, tornando-os universais...e talvez, seja o meio mais eficaz!

    ResponderExcluir
  2. Permita-me dizer que não vi um traço de pessimismo em suas palavras!

    Vi a esperança de quem acredita que a Humanidade irá avançar, de mãos dadas, para a unidade mundial, porque crê que a Terra é um único país.

    Por isso mesmo, se nos querem chamar de utópico que chamem, nós iremos seguir a nossa missão, como fazedores e compartilhadores de opinião.

    Obrigado pela presença e participação!

    ResponderExcluir
  3. Como sempre... PERFEITO!!!
    Parabéns pelo post! Imagine deveria ser a trilha sonora dessa blogagem!

    Mil Beeeeeeeeeijos pra ti!

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida, Imagine pode ser a canção símbolo de quem quer um mundo melhor e muito mais justo.

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google