segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Blog Action Day: Efeito estufa e o meio ambiente



Text in English

Imaginem um lugar árido e desértico, cuja temperatura durante o dia chega a atingir aproximadamente 500°C. Imaginem também uma superfície coberta por rios de lavas e violentas tempestades. Ou seja, um verdadeiro inferno! Ao observarmos de longe, parece uma estrela, por causa de seu brilho, mas na verdade é um planeta envolvido por nuvens de gases, originadas por uma atmosfera composta principalmente de anidrido carbônico, traços de nitrogênio, vapor d'água, oxigênio, enxofre e até mesmo ácido sulfúrico. Sabem de quem estou falando? Sim, do planeta gêmeo da Terra, chamado de Vênus!

Sua temperatura é mais elevada que a de Mercúrio, mesmo estando afastado do Sol. O porquê disso? É o vilão chamado de efeito estufa. Sim, vilão esse que pode estar ameaçando o nosso próprio planeta. A explicação para esse efeito é ao fato da atmosfera de Vênus parecer opaco para as radiações infravermelhas, ocasionada pela grande concentração de CO2(gás carbônico). O aquecimento de sua superfície acontece por causa da penetração da radiação visível, e assim há a emissão do infravermelho. Ao absorver essa radiação, o CO2 provoca o efeito estufa. Imagine por exemplo, um carro fechado, recebendo as radiações solares, que penetram no interior do veículo. Como o calor não consegue escapar, sentimos um mormaço devido ao acúmulo do mesmo ao entrarmos nesse carro.



Esse cenário infernal pode estar mais perto do que se imagina. A quantidade de CO2 emitida por nossos veículos, aliado a poluição de nossas indústrias, somando-se ao desmatamento exacerbado feito pelo homem, pode fazer com que a Terra acabe com o mesmo destino. O aquecimento global (processo natural do planeta acelerado pela ganância do ser humano) já é uma realidade. As mudanças climáticas estão ocorrendo ao redor do mundo e causando vários sofrimentos para as pessoas.



Aos governos, cabe a criação de uma legislação específica ao meio ambiente e uma dura fiscalização, no sentido do cumprimento das leis, bem como o incentivo a ciência e a tecnologia, na busca por fontes de energias mais limpas e mais baratas. Mas e quanto a nós? Cidadões comuns? O que podemos fazer?

As Corporações e o Aquecimento Global



...então está feito! Mudaremos a usina para um local mais alto

A minha parte como formador de opinião eu estou fazendo, seja em meu trabalho, no meu cotidiano e aqui mesmo.

Saber onde colocar o lixo, da maneira mais correta, participar mais ativamente de sua comunidade, seja na escola de seus filhos, na Igreja ou em clubes.

Saber usar racionalmente a água e a energia elétrica, sabendo que não são infinitas (e também porque dói no bolso, não é mesmo?), uma crise no abastecimento está sendo prevista para um futuro bem próximo.

Saber escolher melhor seus representantes e começar a votar mais em idéias do que em pessoas, propriamente ditas. Sempre acompanhar a atuação de seus eleitos e exigir as reformas que devem ser feitas.

Combater a corrupção mesmo nos menores níveis da sociedade. Parar de pensar em si mesmo e começar a pensar mais em grupo. Você não é melhor que ninguém e faz parte da sociedade.

Pequenas ações feitas no final se tornam uma grande realidade.

2 comentários:

  1. Sabe que foi entrando no seu blog, que eu descobri o Blog Action Day? Muito bem, professor, eu não faria melhor!

    Que tenhamos todos uma boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Ah, deixei um presentinho pra você na minha última postagem de hoje, espero que gostes!

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google