fonte: IFLScience! |
Isso permitiria que os provedores de serviços de Internet (ISPs) diminuíssem o acesso a certas partes da internet. O acesso a serviços de transmissão como o Netflix, por exemplo, pode exigir que você pague uma mensalidade maior. Certos sites de notícias também poderiam ter preferência. E tudo issso não é uma coisa boa. Ajit Pai quer derrubar as leis introduzidas em 2015, que disciplinou os ISPs estritamente. Em 18 de maio, a FCC disse que apoiará uma nova proposta para revogar essa ordem.
Um período de comentários de 90 dias também começou, para que o público possa dar suas opiniões e pressionar os seus congressistas. Esse período termina na segunda-feira, 17 de julho, e se você quiser fazer a sua voz ser ouvida, pode fazê-la aqui. Uma votação final sobre qualquer nova proposta é esperada até o final deste ano.
please tell me no one has done this yet #NetNeutrality pic.twitter.com/PaIn2xScK3— Zela (@Zela_Kantal) 11 de julho de 2017
(por favor, diga-me se alguém ainda não fez isto)
What— Stephen Fry (@stephenfry) 12 de julho de 2017
if
the
Internet
was
so
slow
it
loaded
one
word
at
a
time?
Defend #NetNeutrality https://t.co/p7KsYaztzd
(E
Se
a
internet
fosse
tão
lenta
que
carregasse
uma
palavra
de
cada
vez?)
This is basically what is gonna happen if you don't stand up for #NetNeutrality pic.twitter.com/XygShgFxZr— Matthew (@CGmate_Davis) 12 de julho de 2017
(Basicamente é isto que vai acontecer se você não apoiar)
Já tentaram cortar a cabeça da Neutralidade da Rede (ou uma medida similar) antes. Em 2012, os EUA consideraram o Stop Online Privacy Act (SOPS), e a Protect IP Act (PIPA). Ambas teriam prejudicado gravemente uma internet gratuita, provocando o maior protesto on-line da história.
Desta vez, vários sites tomaram uma posição à sua maneira. Partes do Reddit têm mensagens, como /r/tecnologia, para alertar as pessoas sobre uma internet sem a Neutralidade da rede. "Desculpe, o acesso à /r/tecnologia não está incluído no seu pacote de serviços de internet", declaram alguns banners postados.
Outros, incluindo Netflix, Spotify e Airbnb, todos têm banners ou mensagens em suas páginas pedindo que as pessoas entrem em contato com os congressistas e façam ouvir suas opiniões. Isso funcionou em 2015, então espera-se que funcione de novo.
O protesto talvez não seja tão grande quanto alguns anos atrás, mas a mensagem ainda é a mesma. A Internet gratuita e aberta está sob ameaça, e isso afeta todos, desde os usuários humildes até as grandes empresas.
As grandes empresas de telecomunicações americanas, Comcast, Verizon e AT&T querem o fim da neutralidade da rede. Se isso acontecer lá, vai respingar por aqui. E já temos antecedentes.
fonte: IFLScience!