quarta-feira, 23 de setembro de 2015

10 motivos que levam uma pessoa a "passar o ponto"

Mais uma lista inútil deste blogueiro que escreve para vocês. Desta vez é o fato de ver muita placa de "passar o ponto" em vários locais de Sampa. E a minha cabeça fica a imaginar porque tanta gente quer abandonar o seu negócio...

fonte: Berta
Vários motivos passaram pela minha cabeça, dentre os quais:

1 - Herança

Talvez o dono do negócio tenha recebido uma herança gorda de um parente distante e resolveu não trabalhar mais e viajar pelo mundo (Sério, isso aconteceu com um conhecido aqui do bairro)

2 - Ganhar na loteria

É o sonho da maioria das pessoas, ganhar milhões principalmente com a megassena acumulada e viver de juros pelo resto da vida. Eu me contentaria com a Quina. Só com um milhão eu daria um chute no meu emprego.

3 - Passar num concurso público

Passar num concurso público e mamar até o fim nas tetas do governo não tem preço. E além disso, não mais se preocupar em gerir um negócio próprio que só dá dor de cabeça. Mas um conselho, não faça concurso para ser professor, vai passar fome. Nesse sentido, continue com o seu negócio.

4 - Mudança de cidade ou estado

São Paulo, como toda cidade grande, tem um  alto custo de vida. Apesar do seu negócio ir bem, iria ficar bem melhor numa cidade ou local mais calmo. Conheço gente que está no litoral, gerindo o mesmo negócio, que está sorrindo de orelha a orelha...

5 - Não sabe administrar

Tem gente que acha que abrir um negócio próprio é fácil. Mas não é bem assim. Você não pode ir pegando toda a grana que entra porque tem que pagar as contas e renovar estoque. Se você vende 100 reais num dia, o seu lucro deve ser por volta de 30%, ou seja, apenas 30 reais é seu. Mas tem muita gente que não pensa assim.

6 - Sócio dando calote

Muitas vezes, abrir um negócio sozinho pode ser demais para você e ter um sócio é necessário, mas cuidado. Pense muito bem com quem você vai fazer sociedade. Parente e amigo, nem pensar. E eu falo isso por experiência própria. É calote a vista.

7 - Concorrência alta

Dependendo do tipo de negócio que você for abrir, tem que tomar cuidado com a concorrência. Se for uma loja de eletrônicos e informática, lembre-se que esse tipo de negócio está cheio por aí. Cuidado para não ser o mais do mesmo. Vai ser um tiro no seu pé.

8 - Aluguel altíssimo

Os aluguéis estão o olho da cara. Tem muita gente que só trabalha para pagar o aluguel. Ter um local próprio seria perfeito. Se o aluguel consome mais de 50% dos seus ganhos é melhor repensar se vale a pena continuar.

9 - Impostos altos

Ter um negócio próprio no Brasil é ingrato. A quantidade de impostos é astronômica e se você tiver empregados, dançou playboy! E a cada dia mais impostos podem ser criados... E a CPMF vem aí!

10 - Não está dando lucro

Se você não tem lucro algum, pois os ítens 8 e 9, juntos consomem todos os seus ganhos, não tem jeito. Se for para ter um negócio próprio, só para pagar as contas, não é melhor virar assalariado de novo? Pelo menos você sabe que todo 5º dia útil de cada mês seu salário é depositado e você não vai ficar na neura de todo santo dia rezar para a grana entrar em seu caixa.

Será que eu esqueci de mais algum motivo? Lembre-me nos comentários abaixo!

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google