quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

4 argumentos que pregam a união entre Ciência e Religião... Só que não!!!

Tenho lido muito por aí que a Religião e a Ciência tem que andar com as mãos dadas, pois uma complementa a outra, o que não é a verdade. A religião é movida pela fé sem explicação e a Ciência em fatos e evidências que podem ser medida e/ou comprovadas em laboratório.

fonte: Dorgas on Fire!

Abaixo, demonstro 4 argumentos na qual os religiosos afirmam que o Cristianismo vem sempre apoiando a Ciência e a Tecnologia desde a Idade Média:


1 - A Igreja Católica, mãe da civilização moderna, criou a primeira universidade.

Toda vez que enumeramos as atrocidades que o Cristianismo fez na Idade Média, sempre tem alguém evocando que nunca foi contra a Ciência, tanto é que ela criou a primeira universidade no mundo, que foi a de Bolonha, na Itália, no século 13 cujos estudos impulsionou a intelectualidade e toda Revolução Científica nos séculos que se seguiram. Só que não... Certos estudos nunca podiam ir contra os dogmas e as doutrinas da Igreja Católica.

2 - Inúmeros padres e monges desenvolveram ciência e tecnologia no decorrer dos séculos

Normal. Padres e monges tinham acima de tudo inteligência para desenvolver muitas coisas. Eu concordo, mas sem questionar sua própria fé e a existência de Deus. Eles tinham um limite a qual nunca poderiam cruzar mas concordo que muitos foram importantes para a Ciência e a Tecnologia da época. Tiveram grandes feitos!

3 - Cientistas importantes do passado eram católicos e acreditavam em Deus.

Pense bem, você vive numa sociedade cristã e a tendência é a crença na existência de um ser supremo que criou tudo, ou seja Deus. Você cresce sendo bombardeado com esse pensamento. Mesmo que você desenvolva teorias científicas a respeito do universo e do homem, você nunca vai poder tirar Deus da equação, sob pena de ser lançado na fogueira pelo tribunal da Santa Inquisição. Galileu, Newton, Giordano Bruno, e tantos outros ousaram ir além, desafiando alguns dogmas e doutrinas, uns foram queimados outros perdoados. Alguns cuja família detinha poder e riqueza nem foram incomodados, mostrando que a corrupção vem de longe. Esse era o retrato da Idade Média. Se Darwin nascesse nessa época, o destino dele já estava marcado!

4 - Design Inteligente = A teoria criacionista que diz unir ciência e religião

Em poucas palavras, o DI evoca o Deus das lacunas. Uma causa inteligente em contraposição da seleção natural! Ela até aceita as descobertas científicas recentes, pois não dá para negar fatos e evidências, mas quando há algo em que a ciência não sabe explicar, ou seja como aquilo surgiu ou se desenvolveu, a coisa é simples... Foi Deus que fez!
O DI não concorda com a idade do universo, que para essa teoria o universo teria 6000 anos de idade, contrapondo os 14,8 bilhões de anos da Cosmologia moderna, e com o fato do homem ter uma origem em comum com um ancestral que também deu origem aos macacos, mas essa teoria criacionista pode até aceitar parte da Evolução, mas tendo Deus como condutor, é claro!

Estamos em pleno século 21, onde a igreja não mais tem poder no mundo, e as pessoas são livres para pensar, questionar e usar a razão. Hoje, inúmeros cientistas podem afirmar com toda a certeza que na criação do universo e da vida, não há a necessidade de por Deus na equação, pois o acaso, as condições do ambiente e a seleção natural são fatos incontestáveis e provados com a observação e as experiências.

A Ciência, desde sempre, não se conforma com o "Foi Deus que fez isso". Tem que ter evidências, fatos e medidas. Por isso Religião e Ciência nunca caminharão de braços dados, pois enquanto a primeira depende da fé sem explicação, a segunda vai fundo na questão do conhecimento alem do empírico, buscando a causa e as leis que regem determinados fenômenos.


Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google