Somos todos seres humanos, porra! |
A intenção pode até ser boa, mas você não conserta séculos e séculos de escravidão...
1 - Criando cotas para o ingresso numa faculdade
A mensagem que passa é a seguinte: Já que você, um negro, não consegue entrar numa universidade pública, vamos dar um jeitinho na marra para o seu ingresso, pois você é incompetente demais para isso e devemos dar uma resposta rápida para a sociedade". Lamentável...
A solução é criar condições para que todos, independentes de etnia, possam ter uma educação de qualidade, ter professores motivados, compromissados e bem pagos, e uma legislação educacional séria! Além do incentivo aos esportes desde o fundamental até a universidade
2 - Impondo o que pode ou não ser falado e/ou escrito em prol de um "politicamente correto"
Se alguém pode falar em ter orgulho de ser negro porque outro alguém não pode falar em ter orgulho de ser branco? Porque certas frases ou palavras tem apenas uma via de mão única? O politicamente correto é um câncer que cria cada vez mais preconceito.
A solução é cada um ter orgulho do que é e não ter medo de se expressar. Cada um respeitando a posição do outro em busca de uma sociedade mais verdadeira e sem mimimis.
3 - Mudando a etnia de personagens de obras já estabelecidas
Qualquer adaptação de livros ou quadrinhos hoje em dia é de praxe mudar a cor de certos personagens. Vide James West, Heimdall nos filmes do Thor e Iris Allen na série Flash, e agora o Jason Momoa como Aquaman no filme da Liga da Justiça, para citar alguns exemplos.
A solução é criar novos personagens negros naturalmente, sem impor tais mudanças, como por exemplo a vilã criada especialmente para a série Gotham, a Fish Mooney, que não existia nos quadrinhos. Ela é sensacional e me apaixonei por ela, pena que ela é a esposa do Will Smith!
4 - Criando leis específicas para um determinado grupo
Não sei se isso existe em outro país, mas aqui no Brasil sempre que se quer proteger um grupo de pessoas, sejam os gays ou os negros, por exemplo, criam-se leis exclusivas.
Não há necessidade disso, a própria constituição brasileira já prevê as leis e as punições. Basta seguir e cumprir o que está escrito.
5 - Criando um dia para a consciência de uma única etnia
O dia 20 de novembro foi um feriado imposto que causa muita controvérsia. Porque um dia para celebrar a cosnciência negra? Porque não, então criar uma consciência branca, amarela, vermelha ou o raio que o parta? Sério, a grande maioria não dá a mínima para o significado desse dia. Ele só é interessante porque é mais um feriado prolongado,
A solução seria ter um dia mundial para celebrar a consciência humana. Somos todos seres humanos,, independentes da cor, religião, gênero sexual, etc. Um dia para celebrar o quanto a vida é importante e que devemos sempre buscar a paz e a harmonia entre os povos.
Temos que aprender com os erros do passado e seguir em frente rumo a um futuro onde a cor, a etnia, o gênero sexual,, entre outras coisas, não sejam determinantes para que um grupo seja superior aos outros. Um mundo onde haja a igualdade e lugar para todos os seres humanos.