Começaram os downloads ilegais(MP3 principalmente), a venda das faixas separadas dos álbuns em serviços como o #iTunes, e os serviços de streaming...
A tradução foi feita sem se importar com as rimas! Joy of tech - Taylor Swift and Spotify sing a duet! |
E para o artista? Parece que em termos de ganhos nada mudou, seja no passado quanto atualmente, seus ganhos obtidos seja de um álbum, ou de um streaming, ainda causam polêmica. Verdade seja dita, a renda maior de um artista vem de seus shows.
Uma vez li que para o artista como o Roberto Carlos ganhar um milhão de reais(acho que deveria ser cruzeiro na época!) em grana, teria que vender um milhão e meio de seus álbuns, ou seja, ele não ganha nem 1 mísero real em cada CD. A distribuição, o empresário e as gravadoras ficam sempre com o bolão maior.
A cantora Taylor Swift se retirou do serviço de streaming #Spotify porque houve uma divergência entre o que deveria ser pago e o que realmente foi pago. O problema é, quem está mentindo ou quem está levando a grana extra... O Spotify diz que pagou aproximadamente 6 milhões de dólares, enquanto que a gravadora diz que só recebeu 500 mil... Parece haver uma jogada da própria gravadora para forçar a venda dos álbuns inteiros. E nessa toada, quem se ferra é sempre o artista.
Eu ainda sou um amante do CD e também do LP, tenho as minhas coleções guardadas. Apesar de que não nego ter um HD inteiro de álbuns em MP3, um vício que a internet trouxe a todos nós, e você até pode me chamar de hipócrita ao defender os artistas, mas quem não o é nesse mundo?