Como todos sabem, a menina de ouro da Google nesses últimos tempo era a sua rede social, o Google+. Veja bem, eu disse era, porque houve uma revolução na empresa nas últimas semanas (pedido de demissão do criador da rede, realocamento de cerca de 1200 funcionários para outros projetos da empresa, o fim da necessidade de logar no YouTube com a conta do Google+, declarações de dentro da empresa de que a rede não vai mais competir com o Facebook e o Twitter, não sabia disso? EM QUE PLANETA VOCÊ VIVE???), mas antes havia todos os esforços de integrar a rede aos produtos da empresa, principalmente o Blogger, e nessa empreitada, a plataforma Blogspot foi colocada em último plano, nesses últimos meses nenhuma melhoria de peso, apenas algumas mudanças de layout e design.
Será? |
1) Inúmeros erros BX, nunca solucionados, sejam para postar, subir uma imagem, mexer no layout seja para editar o HTMl ou realocar os gadgets. Alguns erros são até solucionados com a limpeza do cache e dos cookies do navegador, mas muitos deles parecem estar imunizados contra isso.
2) Lentidão no sistema, seja para abrir o painel de controle, seja a demora para abrir um post para a edição ou até mesmo para publicá-lo ou salvá-lo.
3) Impossibilidade de manejar a plataforma no Firefox e também no Chrome (Acreditem! E olha que são dois produtos da mesma empresa!). Mesmo sabendo que temos sempre que atualizar os navegadores para as suas últimas versões, os problemas persistem.
3) Pouca presença da equipe do Blogger na sua página do Google+, que foi criada para substituir o Blogger in Draft, com o intuito de apresentar novidades. Os poucos posts lá são da equipe do Blogger na Austrália.
4) O aplicativo do Blogger, seja para o Android ou para o iOS, que não funciona direito e nunca tem uma atualização para melhorar seja no layout quanto na usabilidade.
5) Nenhum recurso novo nos últimos meses, nenhuma melhoria no sistema nativo de comentários (threaded comments) ou em alguma outra funcionalidade que em relação à concorrência, está ultrapassada e/ou desatualizada.
Em suma, parece que a casa está quase abandonada, o último que sair, por favor, fecha a porta!
Obs.: Talvez com a reestruturação dos projetos e produtos da Google, sem aquele foco excessivo no Google+ (sem falar na plataforma Android), o Blogger volte a ser cuidado com mais carinho. Vamos torcer por isso!