sábado, 8 de agosto de 2009

Posts fixos no Blogger

Quem usa a versão recente do Wordpress, sabe que tem uma nova função, a de fixar um post no seu painel de controle. Assim, posts ou artigos fixados sempre vão estar no topo da página principal. Esse posts fixos são denominados Sticky Posts. No Blogger não há essa função, mas pode se dar um jeitinho.

1ª opção: Indo em painel de controle >> Lay-out >> Elementos de páginas >> Adicione um gadget acima das postagens no blog >> Texto.

Abre-se um editor de texto para você escrever o que quiser, e este fica sempre acima das suas postagens. Mas não abre opção para comentários e esse editor é muito pobre.

2ª opção: Faça um post normal e publique. Depois, na página que abre após a publicação, clique em Editar o post, e em opções de postagem, troque a data para uma posterior, por exemplo: No blog Palavras Depressivas, publiquei um texto em 05/08/2009, e mudei a data para 12/08/2010. Ou seja esse post vai ficar 1 ano no topo. Aliás, é um texto antigo que relata o quanto eu sou louco. Aproveitem e leiam.

A Ariane publicou aqui e aqui, os usos da nova condicional isFirstPost disponibilizada pelo Blogger. Essa nova condicional destaca sempre o primeiro post de um blog na página principal. Com certeza, manter um post fixo e usar essa nova condicional para estilizá-lo deve ser muito interessante.

Agora, cá para nós, tenho a impressão de que a funcionalidade de fixar um post vai ser disponibilizada pelo Blogger. A criação dessa nova condicional isFirstPost vai por esse caminho. Só o tempo dirá!

Em resumo, para ter um post fixo, publique-o e, em seguida, edite-o para uma data futura!

Para saber mais:

BloggerBuster: Blogger hack Add Sticky Posts
Beep the Geek: How to create sticky posts in Blogger
Monthiel: Diferenças entre posts fixos e post de giro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google