domingo, 23 de agosto de 2009

Feliz Aniversário Blogger

Hoje a plataforma mais usada para publicação de conteúdo online no mundo está fazendo 10 anos de idade, e de quebra vem anunciando novas funcionalidades, fazendo com que o Blogger não fique nada a dever ao seu concorrente principal.

Portanto Parabéns e Feliz Aniversário, Blogger!

Porque usar o Blogger?

Aqui faço minhas as palavras de Antonio Luppeti, um blogueiro italiano de muito sucesso e defensor da plataforma:
Eu escolhi o Blogger porque é uma plataforma grátis, poderosa e com todas as funcionalidades que necessito. Não preciso comprar um domínio, gerenciar um espaço na web e trabalhar com o código PHP do Wordpress para customizá-lo. Ele simplifica a minha vida com um investimento igual a zero.
Um pouco da história do Blogger

Em 23 de agosto, era lançado o Blogspot pela empresa Pyra Labs, uma ferramenta para publicação online. O sucesso da plataforma chamou a atenção dos fundadores do Google, que imediatamente a comprou em 2003. Uma das providências tomadas foi tornar a plataforma grátis (já que a Pyra Labs cobrava caso o usuário quisesse ter acesso à outras funcionalidades mais avançadas).
Para facilitar a publicação de fotos, o Google comprou o Picasa em 2004, e este, junto com o Hello(compartilhador de fotos) foram integrados ao Blogspot. E no mesmo ano, novas funcionalidades e templates também foram adicionadas.
Em 2006, agora com o nome Blogger, a plataforma começou a ser migrada para os servidores do Google, com mais novas funcionalidades. Fase esta conhecida como Blogger Beta. A migração durou até o início de 2007. Nesse mesmo ano, o Google comprou o Feedburner, um gerador e distribuidor gratuito de feeds para blogs, com o intuito de unificar o Analitycs e o Adsense, e também começou a migrar todos os feeds para os seus servidores, coisa que se encerrou neste ano.

De acordo com Meg Hourihan, co-fundadora da Pyra Labs, O Blogger era algo a mais que tinha sido lançada pela empresa, cujo foco principal era softwares de gerenciamento de projetos. Ela ainda diz que usaram a base do código de um blog interno da empresa no lançamento original da plataforma. E afirma que não tinham nenhuma pretensão em ganhar dinheiro com o Blogger nem lançar um um servidor para os conteúdos, e sim, para facilitar a vida das pessoas nas publicações online, não importando onde o conteúdo fosse hospedado.

Desde o dia 13 de junho de 2007, a equipe do Blogger mantém um outro painel, o Blogger in Draft, que é uma versão especial da plataforma, onde novas funcionalidades são testadas em primeiro lugar, um laboratório de testes, podemos assim dizer.

O futuro!

O futuro é promissor para a plataforma, que possui por trás de si a garantia de fazer parte de uma das maiores empresas da Internet dos últimos tempos, e com isso os seus usuários só tem a ganhar.
Uma coisa é certa, o objetivo do pessoal do Google sempre vai ser de fazer do Blogger a melhor plataforma para gerenciamento de conteúdo online do planeta, trazendo sempre a facilidade e a tranqüilidade para o usuário.

E eu não poderia terminar este post sem dizer a frase que me motiva a apoiar e fazer parte deste meio, sem desmerecer ninguém: Chupa Wordpress e a todos os depreciadores do Blogger eu apenas digo: Vocês são patéticos! Deixem bem claro que vocês querem é vender hospedagem e respeitem a opção de cada um!

Aniversário do Blogger / Blogger Anniversary

3 comentários:

  1. Concordo plenamente .. vcs querem é vender hospedagem
    rsrs

    Bom , resumindo , eu so tava lendo seus feeds o antigo template tava pesado d+ por aki

    :O

    n muda este não que este ta levissimo
    XD

    ah , e tudo leva acrer que teremos paginas estaticas *-*

    ResponderExcluir
  2. Gama: Há quanto tempo! Você sumiu, rapaz! As novidades do Blogger vão aparecer logo nas próximas semanas. Vamos aguardar!
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Olá Cidão

    Amanhã tem vídeochat às 10h30 sobre “Consumo Consciente” veja detalhes em http://migre.me/5I5N
    Está dada a largada para a Blogagem Coletiva.
    Vamos fazer com que seja um sucesso!
    Conto com você!
    abs

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google