sábado, 15 de agosto de 2009

Entrevista com Antonio Luppeti

Com o intuito de mostrar que o Blogger nada tem a dever para o Wordpress, reproduzo aqui, com a permissão do autor, uma entrevista feita com Antonio Luppeti, um blogueiro italiano muito famoso que escreve seus artigos em inglês. Ele é o dono do blog Woork, um grande metablog internacional. Com apenas um ano e meio, ele alcançou 10 milhões de pageviews e se tornou referência na comunidade de desenvolvedores e webdesigners.

A entrevista abaixo foi feita pelo blog Splesh! Web no mês de maio. Gentilmente, Stefano De Prophetis, dono do blog, me deu a permissão de traduzir para o português. Quer saber como um blog no Blogger pode ser profissional, leia a entrevista a seguir:


Em primeiro lugar, quem é Antonio Lupetti?

Eu sou um engenheiro, problogger, Mac user e viciado na web . Tenho 29 anos e moro em Roma.

Qual a idéia por trás de seu blog, e de onde veio esse nome, Woork?

O Woork nasceu porque eu gostei da idéia de ter um blog técnico sobre webdesigner. No começo eu nem sabia que tipo de forma eu deveria dar aos conteúdos e como me envolver com o tempo. Aí eu disse: Vamos tentar. Se em dois meses não funcionar, eu desisto. Então, de repente, de um dia para o outro, eu fui de alguns poucos pageviews por dia, para mais de três mil. O tráfego começou a melhorar bem devagar e o rendimento também. Assim eu comecei a trabalhar no blog com mais dedicação e os resultados foram chegando.

O nome é totalmente aleatório. Antes de colocar o blog no ar, eu estava procurando por um nome bem curto, fácil de lembrar. Ficaria legal qualquer combinação de letras. E escolhi Woork, honestamente sem nenhuma razão particular.

Porque na sua opinião, o Woork tem todo esse sucesso? Vamos ver alguns números do seu blog: Mais de 17000 leitores em seu feed desde Janeiro de 2008, você está no primeiro lugar no top users do twitter na Italia, você é top 2000 no Technorati...

Eu recebo bastante feedback todos os dias e isto vem do fato de que a maioria dos meus leitores gostam do jeito que eu escrevo os posts: Eles são simples e direto. Nos tutoriais eu mostro passo a passo as ações que devem ser seguidas para implementar uma funcionalidade, acrescento ilustrações e imagens para um melhor entendimento. Para as imagens eu uso um estilo de escrita a mão que se tornou com o tempo uma peculiaridade do meu site e é como uma assinatura minha.
Uma grande contribuição para a popularidade do Woork veio do e-book que eu publiqueiem janeiro de 2009 (The Woork Handbook) onde eu coletei um ano de artigos publicados no Woork. Ele foi baixado por mais de 360000 leitores nos últimos 5 meses.

Porque você escolheu o Blogger como plataforma, e não o Wordpress por exemplo?

Eu escolhi o Blogger porque é uma plataforma grátis, poderosa e com todas as funcionalidades que necessito. Não preciso comprar um domínio, gerenciar um espaço na web e trabalhar com o código PHP do Wordpress para customizá-lo. Ele simplifica a minha vida com um investimento igual a zero. Além disso, no começo, o template que eu costumava customizar parta o lay out do site foi o fator mais importante do sucesso do Woork. Para um monte de gente parecia o Wordpress, e quando descobriam que era o Blogger, eles ficavam surpreendidos.

Numa discussão em um fórum italiano de webdesigner, você deu uma contribuição mostrando alguns números do seu blog. Você acredita que escrever em Inglês realmente fez a diferença?

Indubitavelmente em termos de tráfego e popularidade, e a razão mais importate é esta: A grande maioria do tráfego do Woork vem das redes sociais. Em particular o Delicious, StumbleUpon, Reddit.com and Twitter que são seguidos por uma grande quantidade de users do mundo inteiro. Só para relatar alguns números, quando um post no Woork se torna popular de uma maneira combinada tanto no Delicious quanto no StumbleUpon, eu alcanço mais de 60000 pageviews apenas em um dia, e apenas uma pequena parte deles vem da Itália. Tenho certeza de que se eu escrevesse em Italiano, o mesmo tópico, seria bem mais difícil alcançar o mesmo nível de tráfego.

Quanto tempo você precisa trabalhar num blog tão popular quanto o seu? Há bastante trabalho para lidar com os comentários, com os artigos que você tem que escrever, com as redes sociais e assim por diante...

Vamos começar com os posts. Para escrevê-los preciso de ums duas horas. Mas para achar o tópico certo preciso de uns dois dias. Para promovê-lo após ir online eu preciso cerca de 10 minutos, contra mais do que uma hora das primeiras vezes. Eu envio para o twitter dizendo "novo post!" e os meus seguidores fazem o resto. Eles retwittam o meu conteúdo para as suas redes de seguidores. Com esta operação eu recebo imediatamente de 30 a 40 visitas cada minuto no novo post. As visitas se tornam 1800 a 2400 a cada hora, somente naquele post. Para responder a todos os pedidos que recebo cada semana eu preciso da tarde do sábado e uma parte do domingo.

Onde você pega a inspiração para os seus posts?

Mais do que observar outros blogs, eu dou uma olhada na lista dos tópicos mais populares do momento no Delicious e no Twitter. Então faço uma lista de quatro ou cinco idéias que eu possa desenvolver para um novo post. Eu escolho uma delas, tendo a ceteza de que ninguém escreveu sobre ela de uma maneira mais exaustiva.
Mas mas a maior inspiração vem dos pedidos feitos diretamente dos nossos leitores.

Você pode dizer aos nossos leitores algumas recomendações a serem seguidas a fim de melhorar a popularidade?

1. Concentre-se num tópico específico e não escreva tópicos que fogem do seu principal. Os leitores não gostam disso. É como a música: Se o teu fã te segue é porque eles gostam da tua musica. Se você mudar do metal para música clássica você não terá um grande sucesso.
2. Use as redes sociais como um nivelador pra melhorar o tráfego do seu site. Use Delicious e Twitter em particular.
3. Crie conteúdo próprio. Não fique só linkando os outros. Ninguém precisa de você para encontrá-los. Já existe o Google para isso e ele faz muito melhor do que você. Mas de vez em quando você pode publicar algumas listas de conteúdos homogêneos de um tópico específico (desde que sejam recentes) pois será muito útil para os seus leitores. Portanto faça uma pesquisa para eles sobre um tópico específico e mostre à eles os resultados em um post.
4. Não perca tempo escrevendo um post sobre a sua vida. Se você não é a Paris Hilton, ninguém se importará com você.
5. Não desperdice as suas noites escrevendo posts para o seu blog. Porque se você tiver que levantar às 7 da manhã, isso será dramático. Três posts (de alta qualidade) por semana pode ser o bastante.

Quer ler a entrevista no original? Clique aqui.



6 comentários:

  1. Cidão:
    Adorei a entrevista. Serve para qualquer um que se interessar em escrever em blogs. Inclusive para nos indicar o melhor assunto. Quer escrever o que todos gostam de ler? Leiam os blogs...

    ResponderExcluir
  2. Cidão, conheci o blog dele muito antes de começar a ler os grandes brasileiros. Tenho-o nos favoritos. Confesso que fiquei especialmente feliz em ler as dicas dele. Parabéns por trazer estes assuntos e tornar alguns posts escritos em inglês um pouco mais acessíveis a todos nós.

    ResponderExcluir
  3. Grande entrevista, alguns pontos eu não estava certo, mas agora estou com segurança...
    -
    acho que vc deveria fazer um blog em ingles cidao =D hahahha $$$$$$$$$$$$$$$$

    ResponderExcluir
  4. Gostei, Cidão
    Eu ainda acho que dá pra ter um blog profissional usando o Blogger, pena que não sei escrever em inglês rs

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a entrevista, valeu por traduzi-la.

    Interessante as dicas do Luppeti... concentra-se quase que exclusivamente na qualidade do conteúdo e postar apenas 3 vezes por semana. Para um problogger parece ser pouco, mas se ele tem toda essa vizitação, quem sou eu pra questionar?

    ResponderExcluir
  6. Anny: E o cara fala muita coisa simples. Isso que me motivou a fazer esse post.

    Rogério Bauru: Obrigado, apesar dos erros em português, foi muito gratificante traduzir esse texto.

    Hugo Meira: E não é que eu já pensei nisso? Mas aí eu teria que continuar a fazer também em português. Se eu tivesse tempo, com certeza eu arriscaria nisso.

    Juliana Sardinha: Mas você já é uma estrela. Escrevendo em inglês, então, conquistaria o mundo! :o)

    José Júnior: A idéia dele é interessante, pensa bem, escrevendo três excelentes posts por semana realmente é o caminho. Para que ficar enchendo lingüiça? Haja assunto para postar mais de quatro veses. Por enquanto eu venho mantendo uma média.

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google