quarta-feira, 21 de novembro de 2007

A resposta da Secretária da Educação


Abaixo estou reproduzindo a resposta que nossa excelentíssima Secretária da Educação do Estado de São Paulo me enviou hoje, com relação às novas propostas do conteúdo programático de Física:

Fale Comigo - Secretária de Estado da Educação para mim 10:09 (4 horas atrás)

Caro Aparecido ,

Primeiramente, obrigada pelo contato.
Já traçamos nossas metas até 2010. É um compromisso que assumi não apenas com os professores, mas com toda a sociedade. Agora, vou, juntamente com a equipe da SEE, me dedicar a tornar todas essas metas realidade. Para isso, conto também com sua colaboração.
Sei dos problemas e estamos elaborando um modelo que seja mais dinâmico e que realmente atenda as necessidades dos alunos e de toda a rede.
O professor é, sim, o ponto central de todo o processo de ensino e como tal merece ser valorizado.

Abraços,
Maria Helena

De: Aparecido José do Rosário [mailto:ap.rosario@gmail.com]
Enviada: seg 19/11/2007 10:18
Para: Fale Comigo - Secretária de Estado da Educação
Assunto: Sobre as Propostas para o ensino de Física
Bom dia!

Venho aqui expressar o meu descontentamento e repúdio com a proposta dos conteúdos programáticos na disciplina Física. Em primeiro lugar, não há (no meu entender) um livro no mercado que se aproxime dos conteúdos listados (na forma em que estão dispostos). Só para constar, o livro da Beatriz Alvarenga quase chega perto, mas não o suficiente.
Segundo, a quantidade de conteúdo ali expressa é muito para tão somente 02 (duas) aulas semanais, sendo que há colégios onde só há (01) uma aula por semana.
Logo, ponho-me a pensar: no meu entender, a proposta está direcionada para trabalhar somente com teoria e conceitos, logo deverá haver um monte de textos sobre os assuntos, eliminando-se assim todo o tratamento matemático ali contido. Em sendo assim, a secretaria proverá o professor com esses materiais ou será que nós teremos que pesquisá-los e arcar com os custos de xérox? Lembrando que na maioria das escolas o xérox NÃO funciona. E lembrando ainda, os professores para ter um salário digno, muitas vezes tem que trabalhar em 03(três) ou mais colégios, como no meu caso.
O grupo que elaborou essa proposta levou o quê em conta? Analisando as outras disciplinas, vê-se que os assuntos mantiveram-se na ordem natural, tendo apenas duas ou três mudanças que nada interfere no decorrer do ano letivo.
Portanto, espero que eu obtenha resposta para as minhas dúvidas e questões.
Desde já agradeço a atenção.

Aparecido José do Rosário

Não peguei muito pesado, no meu entender, mas estou desconfiando de algo... Se for verdade, direi mais adiante. Se você, leitor , for um professor, aproveite também e mande um e-mail para a nossa secretária.



Lembrem-se: EU E OS GATOS TEMOS ALGO EM COMUM... SOMOS GATOS!

2 comentários:

  1. Uaaaaaaaaaaaaaauuuu que post!!! Vou mandar um "e-mail" pra bichinha também!! Vamos ver se ela me responde!!!

    Beeeeeeeeeeeeeeeeijos!

    ResponderExcluir
  2. É...e um dia eu quis ser professora...
    Bah...
    A luta continua, professor!

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google