quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Dengue: Prevenção e Conscientização


Um dos principais problemas, causado pela desatenção ou preguiça das pessoas (que poderia ser evitado) é uma doença febril chamada dengue, que é transmitida pela picada de um mosquito, o Aedes Aegypti. Abaixo estão os principais sintomas dessa doença:
  • Febre alta
  • Dores musculares e também nas juntas
  • A falta de apetite
  • Fraqueza no corpo
  • Fortes dores de cabeça( que principalmente acontece atrás dos olhos)
  • Náuseas e vômitos
  • Olhos avermelhados
  • Manchas vermelhas pelo corpo
  • Pode haver sangramentos em alguns casos.

Se você estiver com os sintomas acima, ingerir bastante líquidos e deve imediatamente procurar um médico, e nunca tome medicamentos por conta própria, pois muitos remédios vendidos por aí só agravam a doença. Medicamentos como Novalgina(que contém Dipirona); aspirina ou melhoral( que contém acido acetil-salicílico) e antiinflamatórios (como o Voltaren, por exemplo), podem causar hemorragias ou reações alérgicas.

Mais informações sobre a doença e seu tratamento podem ser encontradas aqui e também aqui. Nesse site da Unicamp há gráficos bem mais detalhados. Leia também o site Combate a Dengue.

É fácil evitar a dengue, e uma das coisas principais é evitar deixar recipientes com água parada, pois é nesse caso onde a proliferação do mosquito acontece. Portanto nunca deixe a água parada em vasos, garrafas, pratos, pneus ou qualquer coisa do tipo, devemos cobrir esses materiais e mantê-los bem seco (no caso das garrafas, colocá-las de boca para baixo). Trocar diariamente a água de bebedouros de animais lavando-os bem, pois os ovos desse mosquito aderem nas superfícies de plástico, cimento ou qualquer outra.

Manter sempre caixas d’água, poços, ou qualquer outro sistema de armazenamento de água bem lacrado para não haver contato com o mosquito.

O mais importante é parar de jogar lixo em terrenos baldios (isso também ajuda o meio ambiente).

Acredito que toda a informação é necessária para se combater essa doença, e como formadores de opinião(sim, blogueiros também tem essa responsabilidade), temos que levar essa mensagem não só aqui, mas também em sua comunidade, ou seja, fazer a sua parte.

Um agradecimento especial a Meire, que idealizou esse movimento, e a todos que estão participando dessa blogagem coletiva!

4 comentários:

  1. Ótimo post, como sempre! Pena que não tive tempo pra fazer melhor lá no Norte...

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Aparecido vc disse bem "desatenção ou preguiça das pessoas" e isso precisa acabar.

    Muito obrigado pela sua participaçao.

    meire

    ResponderExcluir
  3. O site da Unicamp é excelente!
    Assim como o seu post!
    Parabéns!


    Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijos!

    ResponderExcluir
  4. Terreno baldios, e os lixões? Dá para imaginar o antro de mosquitos? Beijus

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google