terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Novidades no Twitter: Verificação de fatos feitos por usuários nas Communities Notes

Um vazamento no Twitter mostra como o processo voluntário de verificação de fatos poderia funcionar. É uma demonstração que ilustra como os tweets con "notícias falsas" poderiam ser sinalizados.

fonte: Android Police
Com agitações políticas e sociais aparentemente na agenda global diária, informações e desinformação viajam rapidamente e uma das plataformas mais proeminentes onde isso ocorre é o Twitter, onde antes havia hesitação em instalar grades de verificação de fatos para reduzir o impacto de conteúdo intelectualmente prejudicial, recentemente, a empresa começou a rotular certos vídeos postados em tweets como manipulados enganosamente. Logo, de acordo com uma demonstração vazada, poderia dar outro passo.

fonte: Android Police
O serviço de microblog planeja lançar algum tipo de moderação comunitária, assim como o que acontece no Reddit ou na Wikipedia, a partir de 5 de março. O Twitter reconheceu a existência desses planos para a NBC News, dizendo que os modelos vistos são "uma opção isso envolveria comentários da comunidade ".

Um exemplo no qual o esforço se manifestaria seria o Community Notes ou Notas da Comunidade(?), um programa no qual os usuários participam na avaliação da confiabilidade dos tweets. Quando um voluntário relata um tweet na demo, é perguntado se as informações fornecidas provavelmente enganariam os leitores de uma maneira prejudicial. Dessa forma, a probabilidade de outros membros da comunidade concordarem com sua avaliação em uma escala de 1 a 100 e detalhes específicos sobre as informações.

Os participantes ativos e precisos das Community Notes ganham pontos e, com mais pontos, maior influência a cada relatório.

fonte: Android Police
Nesses exemplos, o Twitter rotula cada tweet como Prejudicialmente Enganosos(?) e, em seguida, lista vários relatórios de membros das Community Notes (denotados com crachás verdes semelhantes ao crachá azul marcado com verificação), além de jornalistas, quando aplicável. A plataforma geralmente será reduzida e é incentivada a participar tocando em um botão dedicado.

Podemos ver algumas mudanças no que essas imagens de demonstração retratam, mas a empresa confirmou que estará avançando com mais verificações de fatos nas próximas semanas.

fonte: Android Police via NBC News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google