quinta-feira, 21 de abril de 2011

Tiradentes, herói ou bode expiatório?

Vocês com certeza já ouviram essa frase: "É melhor ser um covarde vivo do que um herói morto" e eu a levo a sério ela. Eu não parto para um briga na qual sei que eu nunca irei vencer. Prefiro esperar por uma outra oportunidade mais propícia. Tiradentes creio eu, foi um desses casos típicos.

Ou boi de piranha, bucha de canhão...
O Brasil da sua época era composto por uma sociedade pobre, e escravagista. E como sempre, uma revolução sempre começa por uma classe mais esclarecida(com dinheiro, visando o poder, como sempre), descontente com os desmandos do governo em questão (na verdade, também querem um pouco do filão).

Tiradentes foi o bode expiatório do movimento. Todos aqueles, que se diziam companheiros dele, os líderes conjuntos do movimento, eram ricos e maçons, tinham seus próprios interesses e escaparam ilesos! Tiradentes ao lado de alguns mais pobres e negros, principalmente, é que foram executados, enforcados sem dó nem piedade.

De que adianta ser uma personagem da história, considerada um mártir e herói? Pode até conseguir admiração dos que vieram depois, mas e a sua família e amigos? Eu não tenho medo de dizer que sou covarde nesse sentido. Ok, se todos pensassem como eu, as grandes revoluções do passado nunca teriam ocorrido. Sim você está certo. Só que eu prefiro ficar na minha. Um tanto quanto egoísta? Talvez. Não vejo sentido em lutar por uma causa que é perdida. E vou ser bem sincero, prefiro ter o meu bolso cheio de grana.

Tem gente que tem vocação para ser o herói, a estrela do momento.  Bom para essa gente. Mas essa pessoa tem que estar preparada para os riscos que ela, e por conseguinte a família, venha a sofrer. Lutar por uma sociedade, por mais justa que seja essa luta, é um passo enorme em que essa pessoa irá dar, tem que pensar e ponderar sobre as conseqüências que possam acontecer.

Para mim, Tiradentes não foi um herói, e sim um idiota, um verdadeiro boi de piranha. Acreditou nas pessoas erradas e entrou pelo cano... isto é, foi partido em pedacinhos. Jack, o estripador ficaria intrigados, meus amiguinhos!

Para descontrair, leia a carta que escrevi parta o Companheiro Tiradentes, e um pouco de humor nesse dia,  como as piadas temáticas e várias charges sobre esse dia.

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google